Contado, ninguém acredita. Mas é bem real. Esta vi ontem no Facebook do Francisco Cunha, que adora cavar bem fundo na Net para encontrar as coisas mais estranhas que possam imaginar. Pois bem, em 1990, a Tyrrell teve por muito pouco o patrocinio da Rothmans, que anteriormente, tinha estado na Formula 1 em 1982, pela March, e tinha sido o patrocinador pessoal de Stefan Bellof em 1984.
Em 1990, depois das boas performances da equipa no ano anterior - um pódio com Michele Alboreto e bons resultados com Jean Alesi - as coisas nessa temporada poderiam melhorar, com Jean-Claude Miegot e Harvey Postletwaithe como projetistas, já a preparar o revolucionário 020, o primeiro com o bico levantado.
O próprio Migeot conta a história, anos depois, no f1technical.net:
"Poucos conhecem isto, mas o design inicial de cores do carro de 1990 tinha um logotipo da Rothmans na parte azul. Iriamos tê-lo como patrocinador, o negócio estava quase resolvido, só que foi abaixo no último momento. Não era um caso raro naqueles dias, mas chegamos a ter os documentos prontos para ambas as partes assinarem, mas acabou por não dar em nada".
Apesar do acordo não ter acontecido - só voltariam à Formula 1 em 1994, com a Williams - Miegot decidiu manter o esquema de cores por uma razão... estética. "A grande razão foi porque detestava o azul que tinham antes - considerava estéticamente monótono. Procurava sempre por algo novo, mesmo em termos de esquema de cores, e com aquele esquema, o carro ficava tão elegante que o mantivemos".
Foi pena. Acho que aquela temporada teria sido ainda mais fantástica com aqueles carros e aquele "sponsor"...
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