O sistema HALO, que permite garantir a segurança de pilotos em caso de embate contra objetos ou pneus, poderá ser adiado "sine die". Segundo conta hoje a Auto Motor und Sport alemã, a maior parte dos pilotos - e algumas equipas - estão contra o sistema e pedem à FIA para que estude novas alternativas.
Apesar desta proteção ser a solução mais viável até ao momento, testes recentes mostraram que o piloto não conseguia sair do carro em caso de capotamento. Para piorar as coisas, no inicio do ano, quando a FIA mandou um inquérito aos pilotos sobre o novo sistema, nenhum deles se mostrou a favor, embora apenas sete se mostraram claramente contra, com o resto a abster-se ou a não se pronunciar sobre o assunto.
Quanto a alternativas, apesar de estar disponível o sistema "aeroscreen" da Red Bull, as outras equipas torcem o nariz em relação a isso por dois motivos: por um lado, a equipa em questão poderá obter vantagens aerodinâmicas com o tal sistema, e segundo, quando foram feitos testes de colisão com esse sistema com um pneu, este não aguentou, atingindo o visor... e decepando o manequim.
Assim, irão prosseguir os testes com outros sistemas, logo, a ideia de uma proteção para a cabeça em 2018 começa a ser algo improvável.
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