Na história da Formula 1, apenas três pilotos venceram como construtores: Jack Brabham, Bruce McLaren e Dan Gurney, como construtor da Eagle, no GP da Bélgica de 1967. Contudo,há um quarto piloto do qual poderemos dizer que também venceu a bordo das suas próprias máquinas. E ainda por cima, venceu por duas vezes no mesmo circuito! Trata-se de John Surtees, que venceu em 1970 e 71 na Gold Cup, disputado no circuito britânico de Oulton Park.
Como é sabido, no final de 1969, Surtees decidiu abandonar a BRM, depois de um ano infernal com eles, e achou por bem que construir o seu próprio chassis seria o ideal. Contudo, este não ficou pronto logo na temporada de 1970, e começou com um McLaren. Só teve o seu carro, o TS7, em Brands Hatch, no GP da Grã-Bretanha.
Poucas semanas depois, a 22 de agosto, Surtees alinhou em Oulton Park, para o International Gold Cup, uma das muitas provas extra-campeonato existentes um pouco por toda a Grã-Bretanha. Contra ele, tinha mais alguns carros de Formula 1, um dos quais o Lotus 72 de Jochen Rindt e o Tyrrell 001 de Jackie Stewart. Aliás, era a estreia do Tyrrell com chassis próprio, numa corrida de automóveis. O resto do pelotão era constituido por carros de Formula 5000, mais baratos, mas menos potentes.
A corrida teve duas mangas, e Surtees venceu a primeira, com o BRM de Jackie Oliver em segundo e o Lotus de Rindt em terceiro a 12,4 segundos. Na segunda corrida, Rindt venceu, mas Surtees foi o segundo, a 9,4 segundos, e no conjunto das duas mãos, Surtees acabou sendo o vencedor. Para Rindt, aquela seria a sua última vitória, pois iria morrer três semanas depois, em Monza.
No ano seguinte, Surtees voltou como vencedor, e claro, cabeça de cartaz da edição de 1971, como podem ver na imagem acima. Nesse ano, dos 24 carros que apareceram, oito eram de Formula 1, num pelotão de Formula 5000. Surtees andava no novo TS9, e entre os outros carros de Formula 1, haviam os BRM de Hownden Ganley e Peter Gethin ou os March 711 de Henri Pescarolo e Mike Beuttler.
Os Formula 1 foram mais velozes, com Gethin a fazer a pole-position, enquanto que Henri Pescarolo venceu na primeira manga. Surtees largava do quarto lugar na grelha e acabou em terceiro na primeira manga, enquanto que na segunda, aproveitou para passar os BRM e a desistencia do piloto francês para ficar com o primeiro lugar e vencer a Gold Cup, com Ganley em segundo.
Curiosamente, nessa corrida, tinham alinhado mais dois Surtees, mas de Formula 5000: um para Alan Rollinson, que acabou em quarto, e outro para Mike Hailwood, que ficou no 12º posto, a cinco voltas do vencedor.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comentem à vontade, mas gostava que se identificassem, porque apago os anónimos, por bem intencionados que estejam...