Foi um dia concorrido nesta sexta-feira, mas no seu final, é o belga Thierry Neuville é o líder deste rali da Polónia, a sétima prova do campeonato do mundo WRC. Contudo, o belga tem a concorrência a respirar atrás dele: Ott Tanak (Ford) e Jari-Matti Latvala (Toyota) estão a menos de dez segundos do piloto da Hyundai.
Depois de Elfyn Evans ter vencido a primeira especial, na noite de quinta-feira, na zona de Orlen, na Polónia, o dia de hoje começou com à chuva, com os troços a ficarem crescentemente escorregadios. Mas isso não impediu que Neuville entrasse ao ataque, vencendo a segunda especial e chegando à liderança, a 0,2 segundos de Jari-Matti Latvala. Sebastien Ogier foi o terceiro, a 1,4 segundos e Ott Tanak o quarto, a 1,6.
Na terceira especial, Latvala passou ao ataque e foi o melhor, 0,9 segundos à frente de Tanak, com Ogier em terceiro, a 1,3. O finlandês ficou com a liderança, 2,1 segundos na frente de Ogier, enquanto que Neuville era quarto na especial, perdendo 3.1 segundos e caía para o terceiro posto, a 2,4 segundos da liderança. Por esta altura, os pilotos queixavam-se de que os troços ficavam cada vez mais escorregadios. Craig Breen, entretanto, perdeu mais de três minutos depois da transmissão do seu Citroen ter cedido.
Latvala voltou a ganhar na quarta especial, na primeira passagem por Świętajno, conseguindo 1,3 segundos de vantagem sobre Tanak, enquanto que a manhã acaba com Neuville a conseguir a vitória na primeira passagem por Stare Juchy, com Jari-Matti Latvala a 1,9 segundos. No final da manhã, após cinco especiais, a diferença entre Latvala e Neuville é de 4,5 segundos, enquanto que na Citroen, o inferno continuava, com Andreas Mikkelsen a bater num toco de uma árvore e a danificar a suspensão traseira direita.
A tarde começa com polémica, quando a sexta especial é anulada devido ao excesso de espectadores. Assin sendo, prosseguiu-se para a segunda passagem por Wieliczki, onde o Ford de Teemu Sunninen conseguiu a sua vitória num carro WRC na sua carreira, batendo Hayden Paddon por 0,7 segundos. Neuville perdeu sete segundos e caiu para a terceira posição, beneficiando Ott Tanak. O belga reagiu vencendo a oitava especial, e aproveitando o atraso de Latvala (perdeu sete segundos) e de Tanak, chegou muito perto de ambos, ficando a 1,7 segundos do primeiro.
E claro, na nona especial, a segunda passagem por Stare Juchy, Neuville voltou a ganhar, conseguindo uma vantagem de 3,2 segundos sobre Tanak e 6,1 segundos sobre Latvala. Com isso, o belga deu o pulo e acabou o dia no primeiro lugar. Evans voltou a ganhar na super-especial de Mikołajki Arena, mas isso não afetou os primeiros lugares.
Assim, Neuville lidera com Tanak e Latvala atrás, dispostos a atacar amanhã. No quarto posto, a 35,1 segundos, está Sebastien Ogier, que tem Hayden Paddon atrás, a 39,6. Dani Sordo é o sétimo, a 51,7, no terceiro Hyundai, e a acabar o "top ten", a mais de um minuto do líder, está o Ford de Teemu Sunninen, o Toyota de Juho Hanninen e o Citroen de Staphane Lefebvre.
Amanhã prossegue o rali da Polónia, com mais nove especiais.
Na terceira especial, Latvala passou ao ataque e foi o melhor, 0,9 segundos à frente de Tanak, com Ogier em terceiro, a 1,3. O finlandês ficou com a liderança, 2,1 segundos na frente de Ogier, enquanto que Neuville era quarto na especial, perdendo 3.1 segundos e caía para o terceiro posto, a 2,4 segundos da liderança. Por esta altura, os pilotos queixavam-se de que os troços ficavam cada vez mais escorregadios. Craig Breen, entretanto, perdeu mais de três minutos depois da transmissão do seu Citroen ter cedido.
Latvala voltou a ganhar na quarta especial, na primeira passagem por Świętajno, conseguindo 1,3 segundos de vantagem sobre Tanak, enquanto que a manhã acaba com Neuville a conseguir a vitória na primeira passagem por Stare Juchy, com Jari-Matti Latvala a 1,9 segundos. No final da manhã, após cinco especiais, a diferença entre Latvala e Neuville é de 4,5 segundos, enquanto que na Citroen, o inferno continuava, com Andreas Mikkelsen a bater num toco de uma árvore e a danificar a suspensão traseira direita.
A tarde começa com polémica, quando a sexta especial é anulada devido ao excesso de espectadores. Assin sendo, prosseguiu-se para a segunda passagem por Wieliczki, onde o Ford de Teemu Sunninen conseguiu a sua vitória num carro WRC na sua carreira, batendo Hayden Paddon por 0,7 segundos. Neuville perdeu sete segundos e caiu para a terceira posição, beneficiando Ott Tanak. O belga reagiu vencendo a oitava especial, e aproveitando o atraso de Latvala (perdeu sete segundos) e de Tanak, chegou muito perto de ambos, ficando a 1,7 segundos do primeiro.
E claro, na nona especial, a segunda passagem por Stare Juchy, Neuville voltou a ganhar, conseguindo uma vantagem de 3,2 segundos sobre Tanak e 6,1 segundos sobre Latvala. Com isso, o belga deu o pulo e acabou o dia no primeiro lugar. Evans voltou a ganhar na super-especial de Mikołajki Arena, mas isso não afetou os primeiros lugares.
Assim, Neuville lidera com Tanak e Latvala atrás, dispostos a atacar amanhã. No quarto posto, a 35,1 segundos, está Sebastien Ogier, que tem Hayden Paddon atrás, a 39,6. Dani Sordo é o sétimo, a 51,7, no terceiro Hyundai, e a acabar o "top ten", a mais de um minuto do líder, está o Ford de Teemu Sunninen, o Toyota de Juho Hanninen e o Citroen de Staphane Lefebvre.
Amanhã prossegue o rali da Polónia, com mais nove especiais.
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