As nove especiais que foram disputadas neste sábado no Rali da Polónia mostraram muita animação, mas no final do dia, Thierry Neuville ficou com a liderança, embora tendo 2,5 segundos de vantagem sobre Ott Tanak, no seu Ford. Hayden Paddon é o terceiro, mas está a quase 26 segundos do primeiro, e apenas os alcançará se eles tiveram um problema. A grande noticia deste segundos dia foram os problemas mecânicos sofridos por Jari-Matti Latvala, que o afastaram da luta pela vitória neste rali.
O dia de hoje começou com a batalha a três entre Neuville, Tanak e Latvala pelo comando do rali, com os três primeiros separados por menos de sete segundos. E o dia começou com Latvala ao ataque, vencendo na primeira passagem por Baranowo, tirando 0,8 segundos a Neuville e 2,1 a Tanak. estónio partiu ao ataque, vencendo a 12ª especial, e conseguindo três segundos a Hayden Paddon, quatro a Jari-Matti Latvala, e 6,1 a Neuville, ficando com a liderança do rali. E nessa especial, Paddon ascendia ao quarto posto, passando Ogier.
Na 13ª especial, a primeira passagem por Gołdap, Paddon vence e Latvala perde quatro segundos, enquanto que Tanak e Neuville perdem muito pouco, mantendo o estónio da ford na frente. Contudo, no final da manhã, em Kruklanki, o belga atacou e venceu a especial, tirando 3,2 segundos a Latvala e 4,4 a Tanak, acabando a manhã na frente do rali, embora a meros 1,3 segundos de Tanak. A luta a três era dura, e ninguém queria ceder.
A parte da tarde - e a segunda passagem pelas classificativas da manhã - mostrou um pouco mais do mesmo. Neuville venceu na segunda passagem por Baranowo e alargou a liderança para três segundos, com Latvala a perder mais 3,8 segundos, para o total acumulado passar para treze.
Contudo, a 16ª especial foi dura para os três primeiros. A segunda passagem por Pozezdrze eliminou as aspirações de triunfo por parte de Jari-Matti Latvala, pois teve problemas mecânucos e foi obrigado a desistir. Neuville perdeu tempo (22,9 segundos) devido a um furo a alta velocidade, e a liderança caiu para o colo de Tanak, que agora tinha 14,4 segundos sobre Neuville, e Hayden Paddon mais perto de ambos, pois agora estava a 39,3 segundos.
Contudo, Tanak perdeu 8,8 segundos na 17ª especial, e viu Neuville a aproximar-se bastante, embora ele não tenha sido o vencedor dessa especial (quem ganhou foi Paddon por meio segundo). A razão para essa perda foi a asa traseira, que foi arrancada, e isso o faz ir mais lento. De uma certa forma, parece que ninguém consegue aproveitar os erros uns dos outros para se distanciar... assim sendo, Neuville ficou com a liderança no final da 18ª especial, vencendo-a e tirando mais 8,6 segundos a Tanak.
No fim do dia, e depois da super-especial de Mikołajki Arena, Neuville tem agora 3,1 segundos de vantagem sobre Ott Tanak. Hayden Paddon está agora a 25,5 segundos dos dois primeiros e pode ter uma chance de os apanhar.
Ogier é o quarto, a um minutos e 32 segundos, com Dani Sordo não muito atrás, a onze segundos (mas a um minuto e 43 do líder). Teemu Suninen continua a surpreender, no sexto posto, no seu Ford, na frente de Stephane Lefebvre, o melhor dos Citroen. Mads Ostberg, noutro Ford, é o oitavo, na frente de Elfyn Evans e o outro Citroen de Andreas Mikkelsen.
O Rali da Polónia termina amanhã com a realização das últimas quatro especiais.
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