A Toyota anunciou esta manhã que o estónio Ott Tanak será piloto da marca na temporada de 2018, fazendo equipa com os finlandeses Jari-Matti Latvala e Esapekka Lappi. O piloto - que cumpriu recentemente o seu 30º aniversário - estava na Ford desde 2012, onde conseguiu a sua primeira vitória no Rali da Sardenha deste ano.
“Estamos encantados com esta contratação, para nós é a mistura perfeita de juventude e experiência. Já estávamos de olho nele há muito tempo”, disse Tommi Makkinen, o chefe da Toyota.
Já Malcom Wilson, da M-Sport, agradeceu a Tanak os seus serviços na sua equipa: “É com o coração pesado que a equipa diz adeus ao Ott [Tanak] e ao Martin [Järveoja, seu navegador] que têm sido boa parte do nosso sucesso este ano. Não há piloto em quem tenha depositado mais fé, e dado tantas chances, mas sempre lhe vi potencial. Nunca tive dúvidas da sua velocidade, isso vi logo no primeiro momento e nestes últimos anos ele evoluiu e é agora um piloto completo. Vencedor de ralis e potencial candidato ao título. Não é fácil dizer adeus, mas desejamos-lhes o melhor para o futuro”, disse.
Tamak chegou aos ralis em 2009, com um Subaru Impreza e foi logo notado por Markko Martin, seu compatriota, que o recomendou a Wilson. Depressa lhe deram um programa de desenvolvimento, na M-Sport e em 2011, ele estreou-se com o Ford Fiesta S2000, competindo no SWRC, o campeonato do mundo para os S2000, vencendo o título e conseguindo 15 pontos no campeonato. Em 2012 andou num Ford WRC, conseguindo o oitavo lugar no campeonato, com 52 pontos e um pódio na Sardenha, mas a sua temporada teve altos e baixos e acabou por ser dispensado pela equipa em 2013.
Depois de uma temporada no campeonato estónio de ralis, sendo vice-campeão, voltou ao WRC em 2014 guiando um Fiesta R5 da DMACK, sendo sexto classificado no WRC2, para além de um quinto lugar no Rali da Suécia, com um Fiesta WRC, mais do que suficiente para que Wilson lhe desse uma segunda chance. Em 2015, fez uma temporada a tempo inteiro, onde alcançou um terceiro lugar na Polónia e repetiu o feito em 2016, desta vez num carro apoiado pela DMACK, melhorando paulatinamente as suas performances, até 2017, onde já venceu dois ralis este ano: Itália e Alemanha.
Atualmente, Tanak é segundo classificado, com 161 pontos, não muito longe de Sebastien Ogier, o atual líder do campeonato. No último rali, na Catalunha, acabou no lugar mais baixo do pódio.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comentem à vontade, mas gostava que se identificassem, porque apago os anónimos, por bem intencionados que estejam...