A primeira etapa do Rally Dakar, entre as cidades de Lima e Pisco, parecia ser curta em termos de especiais de classificação, mas era imensamente dura, pois acontecia entre dunas e a navegação assistida era muito pouca, arriscando penalizações para quem não as cumprisse. Se nos carros, Nasser Al Attiyah era o melhor na etapa, já Sébastien Loeb e Carlos Sousa perderam mais de cinco muntos e 30 segundos para o vencedor da tirada. Loeb teve problemas com os travões do seu Peugeot, após... três quilómetros de especial, ficando só com travão de mão. E para piorar as coisas, Sousa penalizou mais de duas horas e meia, caindo para o final da classificação, e praticamente viu vaporizadas as suas chances de alcançar o "top ten".
Os Toyota deram um ar da sua graça, com o holandês Bernard Ten Brinke a ser segundo, enquanto que Nicholas Fuchs foi um surpreendente terceiro, ao "jogar em casa" com o seu Borgward. O melhor Mini é o de Bryce Menzies, no quarto posto à frente de Nani Roma. Os Peugeot, por agora, estiveram todos mal, fora do "top ten", com Stephane Peterhansel a perder dois minutos, Cyril Després é o 15º na etapa, na frente de Carlos Sainz.
Nas motos, Sam Sunderland tornou-se no primeiro líder do Dakar, numa prova marcada pelo acidente de Joaquim Rodrigues Jr, no seu Hero Speedbrain, onde foi levado ao hospital e sofreu um ligeiro traumatismo craniano, acabando por ali o seu rali. Snuderland bateu o francês Adrian van Beveren por 32 segundos, enquanto que Pablo Quintanilla foi o terceiro, a 55 segundos, um segundo na frente de Joan Barreda Bort.
Amanhã, o rali Dakar vê mais dunas à volta de Pisco, ida e volta na mesma cidade, num percurso de 278 quilómetros, 267 dos quais em especial de classificação.
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