A vitória (e dobradinha) dos Techeetah em Santiago esteve em perigo, pois a FIA decidiu investigar algo do qual ele - e a Dragon Racing - fizeram sem autorização da FIA: mudar a configuração dos cintos de segurança. É este foi a primeira corrida onde não houve tempo de paragem obrigatório nas boxes - anteriormente tinham um tempo de paragem minimo de 55 segundos.
No final da corrida, os comissários investigaram os carros devido a “uma mudança nos cintos sem que tenha sido comunicado ao delegado técnico”. E tudo isso resultou numa multa de 30 mil euros, enquanto a Dragon tem de pagar 15 mil, multas estas que têm de ser pagas à FIA num espaço de 48 horas.
A FIA disse depois que aquilo é uma "área cinzenta" e que irá clarificar "se qualquer modificação nos cintos de segurança será permissível" antes da próxima prova, dentro de um mês, na Cidade do México.
Mark Preston, o diretor da equipa, disse à Autosport britânica sobre essa situação:
"Temos dois pilotos LMP1 [Endurance] que são muito experientes no mundo de trocas rápidas [de pilotos]", começou por dizer.
"Todos devem concordar com o que é permitido e o que não é. Não é uma modificação para a segurança, é importante certificar-se de que você pode fazer o procedimento rapidamente, e [de forma] pratica, digamos. Foi [uma decisão] difícil para todos", concluiu.
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