Thierry Neuville lidera o Rali de Portugal, realizadas as primeiras nove especiais de classificação, onde se verificou uma razia em termos de WRC: Ott Tanak, Sebastien Ogier, Jari-Matti Latvala e Hayden Paddon sofreram acidentes e abandonaram a prova, vitima de avarias, furos e despistes, entre outros. No final do dia, Neuville tem um avanço de 17, segundos sobre Elfyn Evans e 24,3 sobre Dani Sordo.
Depois de Ott Tanak ser o melhor na especial de abertura, na Lousada, o rali começou com duplas passagens por Viana do Castelo, Caminha e Ponte de Lima, e aí, logo a abrir, começou o festival de abandonos. Na primeira passagem, o líder, Tanak, bateu contra uma pedra - arrancada pela passagem de Thierry Neuville - a abandonou o rali devido aos estragos causados. Ali, Hayden Paddon foi o grande vencedor, conseguindo um avanço de 2,3 segundos sobre Elfyn Evans. Kris Meeke foi o terceiro e Sebastien Ogier o oitavo, a 12,2 segundos.
Em Caminha, Meeke reagiu e venceu a especial, com uma vantagem de 1,1 segundos sobre Ogier, e 1,2 sobre Neuville. Paddon perdeu 3,8 segundos e perdeu a liderança para o piloto da Citroen. "Nós tivemos muito desgaste de pneus na primeira [especial], então estamos apenas administrando isso neste momento porque vamos precisar dele no próximo. Não quero forçar demais - apenas tentando ser inteligente [neste] momento", comentou o neozelandês.
O melhor português nesta altura era Armindo Araújo, 25º na geral e 14º entre os R5.
Em Ponte de Lima, Sordo reagiu e foi o melhor, conseguindo um avanço de 0,3 segundos sobre Andreas Mikkelsen, com Ogier em terceiro, a 1,8 segundos e Paddon em quinto, a 6,8. Isso significava que final da manhã, havia novo líder, com Sordo na frente, a 4,6 segundos de Meeke.
"Eu estava puxando muito [pelo carro], não cometi nenhum erro e com esta estrada eu não poderia fazer muito melhor. Estou feliz, o tempo está um pouco perto dos outros, mas está tudo bem", disse Sordo no final da especial.
A parte da tarde começou com Meeke ao ataque, vencendo na segunda passagem por Viana do Castelo, mas o momento do rali foi quando Sebastien Ogier sofreu um despiste e acabou por abandonar a prova.
Neuville venceu na especial seguinte, a segunda passagem por Caminha, empatado com Craig Breen, e com Paddon na quinta posição, a 4,5 segundos. Mais do que suficiente para passar à frente do Rali, agora com 3,2 segundos de avanço sobre Dani Sordo. E na segunda passagem por Ponte de Lima, Neuville foi o melhor, numa classificativa marca pelo acidente de Hayden Paddon, que causou a interrupção da especial e a neutralização dos tempos de quem vinha atrás do piloto neozelandês.
No final, as duas classificativas da Porto Street Stage, onde Neuville foi o melhor nas duas primeiras passagens e Meeke perdeu mais de meio minuto devido a um furo. A mesma coisa acontecera a Craig Breen, mas ele perdeu dois minutos e 25 segundos.
"Estamos muito felizes, fizemos algumas melhorias no carro e eu consegui esforçar muito. Finalmente a escolha do pneu, provavelmente não foi a melhor, mas parece ter funcionado aqui. É um bom dia para nós, com Ogier fora [de prova], mas obviamente é uma pena para eles", disse o belga da Hyundai.
Depois dos três primeiros, o finlandês Teemu Suninen é o quarto, a 34,2 segundos, na frente de Esapekka Lappi, o único Toyota a correr, a 45,9 segundos. Ostberg não anda longe, a 45,8 segundos, mas já tem à distância Kris Meeke, a um minuto e 18 segundos. Craig Breen é o sétimo, a dois minutos e 27 segundos, e a fechar o "top ten" estão os melhores R5: o britânico Gus Greensmith e o polaco Lukasz Pieniazek.
Armindo Araújo é o melhor português, na 18ª posição, no seu Hyundai, décimo na classe R5. e logo atrás tem Miguel Barbosa, no seu Skoda Fabia R5, a 9,3 segundos.
O rali de Portugal prossegue amanhã, com a realização de mais seis especiais.
Neuville venceu na especial seguinte, a segunda passagem por Caminha, empatado com Craig Breen, e com Paddon na quinta posição, a 4,5 segundos. Mais do que suficiente para passar à frente do Rali, agora com 3,2 segundos de avanço sobre Dani Sordo. E na segunda passagem por Ponte de Lima, Neuville foi o melhor, numa classificativa marca pelo acidente de Hayden Paddon, que causou a interrupção da especial e a neutralização dos tempos de quem vinha atrás do piloto neozelandês.
No final, as duas classificativas da Porto Street Stage, onde Neuville foi o melhor nas duas primeiras passagens e Meeke perdeu mais de meio minuto devido a um furo. A mesma coisa acontecera a Craig Breen, mas ele perdeu dois minutos e 25 segundos.
"Estamos muito felizes, fizemos algumas melhorias no carro e eu consegui esforçar muito. Finalmente a escolha do pneu, provavelmente não foi a melhor, mas parece ter funcionado aqui. É um bom dia para nós, com Ogier fora [de prova], mas obviamente é uma pena para eles", disse o belga da Hyundai.
Depois dos três primeiros, o finlandês Teemu Suninen é o quarto, a 34,2 segundos, na frente de Esapekka Lappi, o único Toyota a correr, a 45,9 segundos. Ostberg não anda longe, a 45,8 segundos, mas já tem à distância Kris Meeke, a um minuto e 18 segundos. Craig Breen é o sétimo, a dois minutos e 27 segundos, e a fechar o "top ten" estão os melhores R5: o britânico Gus Greensmith e o polaco Lukasz Pieniazek.
Armindo Araújo é o melhor português, na 18ª posição, no seu Hyundai, décimo na classe R5. e logo atrás tem Miguel Barbosa, no seu Skoda Fabia R5, a 9,3 segundos.
O rali de Portugal prossegue amanhã, com a realização de mais seis especiais.
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