O segundo dia do Rali de Portugal ficou marcado pelo domínio de Thierry Neuville e do seu Hyundai... e de mais umas razias. A cinco especiais do fim do rali, Neuville lidera com 39,8 segundos sobre Elfyn Evans, no seu Toyota, e 57,2 sobre Dani Sordo, noutro Hyundai.
Com boa parte dos pilotos WRC fora de prova - Ott Tanak, Sebastien Ogier, Hayden Paddon - muitos deles voltavam através do "Rally2" e eles animavam a prova. E isso via-se nos tempos, quando Jari-Matti Latvala venceu na primeira passagem por Vieira do Minho, batendo Thierry Neuville por 2,4 segundos. A única alteração de então foi a troca de Ostberg a Lappi pelo sexto posto.
A seguir, Neuville reagiu e na especial de Cabeceiras de Basto, ele foi o vencedor, batendo Dani Sordo por 2,8 segundos, e repetia no final da manhã, na primeira passagem por Amarante. "Fizemos algumas pequenas modificações antes do especial e, obviamente, [este está] bastante escorregadio, então decidi dar um ritmo forte. Parece que a hora é boa. Vai ser [mais] difícil esta tarde", disse o piloto belga.
A classificativa fiou marcada pelo acidente de Kris Meeke, que bateu forte com o seu carro e danificou o rollcage. Felizmente, quer ele, quer o seu navegador, Paul Nagle, não ficaram feridos.
“Saímos um pouco largo de um gancho lento à esquerda, o C3 apanhou terra solta e deslizou para fora da estrada, contra as árvores. O Kris foi ao hospital para ser observado, como faz parte do protocolo de segurança, mas dentro em breve estará aqui, no Parque de Assistência. Foi um pequeno erro sem consequências físicas. O carro é que ficou um pouco pior. Quanto a nós, estaremos prontos para a Sardenha”, explicou o navegador irlandês.
E também nesta altura, acabava o Rali de Portugal para os pilotos nacionais, e num duelo até à ultima espacial, o melhor foi Armindo Araújo, no seu Hyundai i20 R5, conseguiu levar a melhor sobre Miguel Barbosa, no seu Skoda Fabia R5.
"Temos trabalhado bem, a Hyundai tem feito um excelente trabalho, tivemos a vitória de Mortágua que motivou muito a equipa e viemos para o Rali de Portugal com os objetivos bem claros, que eram de amealhar o máximo de pontos para o campeonato e numa segunda fase, sermos o melhor português", comentou Araújo no final da especial.
Na parte da tarde, nas segundas passagens pelas especiais da manhã, esta começou em Evans a tentar recuperar algum terreno, vencendo a especial, abrindo 6,3 segundos sobre Neuville, que fora apenas quinto. Lavala venceu na segunda passagem por Cabeceiras de Basto, batendo Neuville por 0,6 segundos, e a acabar o dia, Ogier venceu em Amarante, dando 2,5 segundos ao belga da Hyundai.
Depois dos três primeiros, aparece o Ford do finlandês Teemu Suninen, que está a um minuto e um segundo, no encalço de Sordo, enquanto Esapekka Lappi é o quinto, a um minuto e 13 segundos. Mads Ostberg é o sexto, mas já a três minutos e 14 segundos, seguido por Craig Breen, noutro Citroen, a quatro minutos e 53 segundos. Pontus Tidemand é o oitavo e o melhor dos WRC2, no seu Skoda, já a 12 minutos e 52 segundos da liderança, com um minuto e 19 segundos de vantagem sobre o polaco Lukasz Pieniaczek. Stephane Lefebvre, no Citroen, fecha o "top ten", a 15 minutos.
Quanto a Armindo Araújo... quem sabe, não esquece. Acabou o dia como o melhor português, a 19 minutos do vencedor, e é 14º da geral, sétimo na classe WRC2.
Amanhã termina o rali de Portugal, com a realização das últimas cinco especiais.
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