A Formula E decidiu descartar o elemento de sorteio nos grupos da qualificação para as suas provas. Agora, o critério será o da classificação no campeonato, segundo conta hoje a organização.
A organização decidiu revelar hoje alguns dos pormenores do regulamento técnico para a quinta temporada da Formula E, que começará em dezembro na Arábia Saudita. A competição terá um novo carro, o Gen2, que será mais veloz e mais potente - terá dois sistemas MGU de recuperação de energia, a potência aumentada para 200 kw com mais 25 kw extra para o "attack mode", e os carros durarão um pouco mais de tempo: 45 minutos.
Uma das revelações desse novo livro de regulamentos técnicos da Formula E, irá haver também zonas de ativação de energia, que trabalharão de modo semelhante aos DRS na Formula 1, e o seu comprimento variará conforme o tamanho da pista.
"Após a quarta temporada [isto vai] ser uma melhoria definitiva em relação ao procedimento [de partida] este é um passo positivo", começou por dizer o alemão Maro Engel ao site e-racing365.
“Isso provavelmente dará aos campeões uma desvantagem em média ao longo da temporada. Sim, em algumas pistas a diferença no pelotão será pequena, mas em outras pode ser bastante significativa. Se você chegar à Super Pole do primeiro grupo, então você terá uma vantagem para conseguir a pole, já que os pneus estão mais frio, mas com novos pneus para a próxima temporada e a borracha vai mudar, então teremos de ver [como vai ser] neste", concluiu.
Para além disso, o numero de vagas da Superpole terá mais um lugar, pois o pelotão terá mais dois lugares devido à chegada da HWA, a equipa satélite da Mercedes. E em termos de calendário, confirmaram que a segunda prova na China será na cidade de Sanya, na ilha de Hainan, no sul do país. Será a 23 de março.
“Sanya é um cenário idílico para uma corrida de Fórmula E – não apenas com vistas deslumbrantes nas margens do Mar da China Meridional, mas também pelos esforços contínuos de Hainan no campo da mobilidade elétrica, o que levou Sanya a ostentar a melhor qualidade de ar de qualquer cidade na China”, explicou Alejandro Agag.
A Formula E espera ter um regulamento mais clarificado antes do final do verão, depois de ter conversações com a FIA nesse campo.
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