O russo Alexey Lukyanuk foi o vencedor do Rali di Roma Capitale, quinta prova do campeonato europeu de ralis, e aproximou-se da liderança do campeonato, pertencente a Bruno Magalhães, que foi apenas quinto nesta prova, ao volante do seu Skoda Fabia. Contudo, o russo vendeu cara a sua vitória, ao acabar 7,5 segundos adiante de Giandomenico Basso.
O segundo dia não começou bem para os concorrentes, pois a nona especial, a primeira deste domingo, acabou por não acontecer por motivos de segurança. Na realidade, o cancelamento deveu-se ao excesso de espectadores, com a assessoria de imprensa do ERC a alegar que a popularidade da sua série “teve um efeito colateral indesejado”. Pois...
O rali começou verdadeiramente na décima especial, quando Basso venceu na primeira passagem por Monasterio e reduziu a desvantagem para 6,3 segundos, pois Lukyanuk andou devagar e perdeu 9,5 segundos, acabando a especial no 11º posto. Lukyanuk reagiu na especial seguinte e venceu na passagem por Guarcino 1 - L'Automobile, onde foi 1,2 segundos mais veloz que Basso. O polaco Grzyb era terceiro, a 42,1 segundos, com Paolo Andreucci atrás, a 48 segundos, e Bruno Magalhães em sexto, a um minuto e 16.
Pela tarde, Simone Campedelli partiu ao ataque e venceu na segunda passagem por Rocca di Cave, conseguindo uma vantagem de 5,9 segundos sobre Nikolay Gryazin, enquanto Basso era terceiro, a 6,6 segundos, e Lukyanuk o quarto, a 7,4. A distância diminuiu, mas foi Chris Ingram o grande vencedor na especial seguinte, embora empatado com Basso. E Lukyanuk era terceiro, a 0,8 segundos. Andreucci teve um acidente com o seu Peugeot e acabaria por desistir.
Lukyanuk, sentindo a sua liderança ameaçada, atacou e venceu em Guarcino 2 - L'Automobile, conseguindo uma vantagem de 1,2 segundos sobre Basso, provavelmente o suficiente para ser o vencedor do rali. E isso confirmou-se na classificativa final, apesar da vitória de Simone Campedelli na super-especial de Sky Gate. Lukyanuk foi o terceiro, a 0,3 segundos do vencedor.
Com o pódio constituído por Lukyanuk, Basso e Grzyb, Fabian Kreim foi o quarto, no seu Skoda, já a mais de um minuto do vencedor. Bruno Magalhães não ficou muito atrás, mais treze segundos do piloto alemão, mas longe do sexto, o britânico Chris Ingram, que conseguiu ficar na frente - à justa - do finlandês Juuso Nordgren. Os locais Giacomo Scattolon e António Rusce foram oitavo e nono, respectivamente, e a fechar o "top ten" ficou o sueco Frederik Ahlin, a três minutos e 17 segundos do vencedor.
O europeu de ralis prossegue no final do mês que vêm em teras checas, com o Rali Barnum Zlin.
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