Depois de Monza, o título mundial para Sebastian Vettel tornou-se uma ilusão. Não que não tenha chegado ao fim, mas ser quarto classificado numa corrida onde viu o seu maior rival vencer, perante os "tiffosi", e depois de uma manifestação dominante na qualificação, faz com que deixe de depender de ele mesmo para ser campeão. Quem agora depende de ele mesmo é Lewis Hamilton, que demonstrou ser o melhor piloto do pelotão. Resistiu aos ataques da Ferrari, aguentou os erros dos outros e conseguiu ter o carro virado para o lado certo e caminha para o mesmo cenário de 2017, restando saber se vai ser campeão em Interlagos ou na Cidade do México.
Sebastian Vettel até poderá ser de futuro campeão do mundo, mas ele será o piloto que perdeu dois títulos mundiais seguidos, e isso os "hamiltonistas" nunca o farão esquecer. Pode ser como Alain Prost, que perdeu campeonatos antes de ganhar, mas a sua atitude de "win or wall" o faz mais parecer Nigel Mansell, pois o britânico ganhou títulos quando tinha tudo a seu favor. E Vettel, nos tempos da Red Bull, tinha tudo a seu favor.
O tempo estava nublado em Mona neste domingo. Falava-se de boas chances de chuva, mas não na hora da partida desta corrida. Contudo, com ou sem chuva, a Ferrari estava confiante. Tinha os seus carros na primeira fila e andavam todos contentes, apesar do forte rumor de que Kimi Raikkonen não tinha sido renovado o seu contrato para 2019.
A largada começava com normalidade, excepto o toque no carro de Brendon Hartley, que ficava para trás, totalmente destruído. Raikkonen defendeu-se, com Vettel e Hamilton a lutarem pelo segundo posto, até chegarem à segunda chicane, quando ambos tocaram e o alemão ficou com o lado pior, despistando-se. A confusão e os detritos fizeram com que acabasse por ir às boxes e trocar de nariz. E claro, o Safety Car ficou na pista nas três voltas seguintes.
No final, a corrida recomeçou com Hamilton a atacar Raikkonen para ser o líder, mas o finlandês reagiu e voltou ao comando da prova italiana. As coisas acalmaram-se na frente, enquanto atrás, Vettel tentava apanhar lugares atrás de lugares, passando o meio do pelotão - incluindo Daniel Ricciardo - no final da décima volta, altura em que Fernando Alonso acabava a sua corrida devido a problemas de motor.
Na frente, parecia que Hamilton não iria atacar Raikkonen se não fosse obrigado, por causa da sua posição do campeonato. Não precisava de vencer, pois o seu rival estava fora dos pontos e estava cada vez mais perto do pentacampeonato. Pelos menos até à volta 15, quando Vettel chegou ao décimo posto. E com alguns desses pilotos no final do pelotão, esquecemo-nos que Romain Grosjean era quinto, no seu Haas, Esteban Ocon sexto no seu Force India e Lance Stroll nono no seu Williams.
Na volta 20, Vettel era sétimo, depois de passar Sainz Jr, imediatamente antes de Raikkonen trocar de pneus para moles, naquela que iria ser a sua única paragem na corrida. Hamilton iria tentar acelerar para ver se conseguia passar Raikkonen dessa maneira. O inglês aguentou-se na pista, numa altura em que Daniel Ricciardo abandonava outra vez devido a problemas de motor.
Hamilton lá fez a sua paragem, voltando à pista atrás de Raikkonen, enquanto na volta 30, Vettel voltava a parar quando estava na quinta posição. Trocou para supermoles, vendo se conseguia uma subida mais veloz aos lugares próximos do pódio. Na frente, Bottas ainda não tinha parado nas boxes e era pressionado por Raikkonen. Que por sua vez, era ensanduichado por Hamilton, que esperava algo vindo dos Ferrari.
E era agora o centro das atenções. Os Mercedes pressionavam Raikkonen para desgastar os pneus da melhor maneira possivel até à volta 36, altura em que o finlandês da Mercedes foi às boxes. Agora era o finlandês da Ferrari na frente, mas os pneus já estavam maltratados e Hamilton seguia-o, esperando pela oportunidade. Já em termos de Bottas, na volta 43, tocou em Verstappen e acabou na chicane, mas prosseguindo a corrida.
Hamilton pressionava Raikkonen até que ele cedesse. E na volta 45, passou-o por causa dos pneus cada vez mais degradados. O inglês acelerou e afastou-se, rumo a mais uma vitória e cada vez mais para o pentacampeonato. De uma certa forma, a luta pela liderança nesta corrida estava acabada, numa altura em que Max Verstappen era penalizado em cinco segundos por causa do incidente na primeira chicane com Bottas. E isso fazia com que Vettel se aproximasse mais do quarto lugar.
No final, Hamilton foi o vencedor, ganhando na casa dos ferraristas, desiludidos com o resultado final, pois esperavam estar mais perto dos carros da Mercedes. Por causa da penalização de Max Verstappen, Sebastian Vettel ainda chegou à quarta posição, o melhor possivel de uma corrida onde perdeu em toda a linha, pois agora, a diferença entre os dois é superior a 30 pontos. Isso significa que já não depende mais da sua performance, depende de um mau dia de Hamilton nas corridas daqui até Abu Dhabi.
E agora, as corridas na Europa acabaram para 2018. Começa a longa viagem, que começa em Singapura passando por Rússia, Japão, as Américas até ao Golfo Pérsico.
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