Ott Tanak domina o Rali da Catalunha. No primeiro dia do rali, em terra, o piloto estónio têm uma diferença de 26,8 segundos sobre um grupo de perseguidores, liderados por Dani Sordo, com Elfyn Evans, Sebastien Loeb logo a seguir. Aliás, depois de sete classificativas, os nove primeiros estão a menos de um minuto do líder, antes de passarem para as classificativas de asfalto.
Desde o inicio que Ott Tanak tem vindo a dominar as especiais, mas ontem à noite, quem abriu as hostilidades foi Sebastien Ogier, que venceu na especial de abertura, com Neuville a 3,7 segundos e o estónio da Toyota a 4,2. Com o raiar do dia, e as especiais em terra, Tanak e Jari-Matti Latvala partiram para o ataque com os seus Toyotas e venceram as duas primeiras especiais do dia, a primeira passagem por Gandesa e Pessells. Especialmente em Pessells, onde Ogier perdeu vinte segundos, depois de uma saída de estrada, e caiu para o sexto posto. Já Thierry Neuville perdeu 18,5 e caiu para sétimo.
"Não foi um grande momento, eu sabia que havia um campo do lado de fora, mas eu estava um pouco otimista demais na nota. Eu me esforcei para ir mais rápido na especial, [mas] a aderência é muito baixa.", comentou o piloto francês da Ford.
Na primeira passagem por La Fatarella - Vilalba, uma mistura de asfalto e terra, Andreas Mikkelsen conseguiu ser o melhor, batendo Ott Tanak por 0,1 segundos. Loeb foi o terceiro, a dois segundos, enquanto Ogier foi sexto, a 5,9. Latvala perdia 39,3 segundos devido a um furo e caia para a 11ª posição na especial, décimo na geral. "Eu nem quero saber, estou muito zangado. Poderíamos ter vencido este rali se não fosse por esse furo.", comentou um Latvala amargurado.
Na parte da tarde, Dani Sordo foi o melhor na segunda passagem por Gandesa, meio segundo na frente de Latvala, e tentando chegar-se aos da frente. Os Toyota melhoraram na segunda passagem por Pessells, com Latvala a ser melhor que Tanak por quatro segundos, enquanto Loeb era quarto, a 4,2 e subia à mesma posição da geral. Ogier perdia 11,1 segundos e era nono, caindo para o sétimo posto. "Está a limpar muito [a estrada] e com certeza vai ficar muito mais rápido depois de [passarem] alguns carros. Eu dei tudo o que tenho, não há muito mais.", comentou o francês.
No final do dia, os Toyota foram melhores na segunda passagem por La Fatarella - Vilalba, com Latvala a ser melhor que Tanak por 2,9 segundos, mas na classificação geral, Tanak era o melhor, seguido por Sordo e Elfyn Evans. Com a vitória na especial, Latvala subia para quinto, atrás de Loeb.
Mikkelsen era sexto, no segundo Hyundai, a 39,1 segundos, com Sebastien Ogier logo atrás, mais 0,3 segundos, e Craig Breen era oitavo, a 44,1 segundos, depois de ter caido três posições nesta última especial. A fechar o "top ten" ficou Thierry Neuville e o terceiro Toyota de Esapekka Lappi, a um minuto e quatro segundos.
O Rali da Catalunha prossegue amanhã com mais sete especiais.
Desde o inicio que Ott Tanak tem vindo a dominar as especiais, mas ontem à noite, quem abriu as hostilidades foi Sebastien Ogier, que venceu na especial de abertura, com Neuville a 3,7 segundos e o estónio da Toyota a 4,2. Com o raiar do dia, e as especiais em terra, Tanak e Jari-Matti Latvala partiram para o ataque com os seus Toyotas e venceram as duas primeiras especiais do dia, a primeira passagem por Gandesa e Pessells. Especialmente em Pessells, onde Ogier perdeu vinte segundos, depois de uma saída de estrada, e caiu para o sexto posto. Já Thierry Neuville perdeu 18,5 e caiu para sétimo.
"Não foi um grande momento, eu sabia que havia um campo do lado de fora, mas eu estava um pouco otimista demais na nota. Eu me esforcei para ir mais rápido na especial, [mas] a aderência é muito baixa.", comentou o piloto francês da Ford.
Na primeira passagem por La Fatarella - Vilalba, uma mistura de asfalto e terra, Andreas Mikkelsen conseguiu ser o melhor, batendo Ott Tanak por 0,1 segundos. Loeb foi o terceiro, a dois segundos, enquanto Ogier foi sexto, a 5,9. Latvala perdia 39,3 segundos devido a um furo e caia para a 11ª posição na especial, décimo na geral. "Eu nem quero saber, estou muito zangado. Poderíamos ter vencido este rali se não fosse por esse furo.", comentou um Latvala amargurado.
Na parte da tarde, Dani Sordo foi o melhor na segunda passagem por Gandesa, meio segundo na frente de Latvala, e tentando chegar-se aos da frente. Os Toyota melhoraram na segunda passagem por Pessells, com Latvala a ser melhor que Tanak por quatro segundos, enquanto Loeb era quarto, a 4,2 e subia à mesma posição da geral. Ogier perdia 11,1 segundos e era nono, caindo para o sétimo posto. "Está a limpar muito [a estrada] e com certeza vai ficar muito mais rápido depois de [passarem] alguns carros. Eu dei tudo o que tenho, não há muito mais.", comentou o francês.
No final do dia, os Toyota foram melhores na segunda passagem por La Fatarella - Vilalba, com Latvala a ser melhor que Tanak por 2,9 segundos, mas na classificação geral, Tanak era o melhor, seguido por Sordo e Elfyn Evans. Com a vitória na especial, Latvala subia para quinto, atrás de Loeb.
Mikkelsen era sexto, no segundo Hyundai, a 39,1 segundos, com Sebastien Ogier logo atrás, mais 0,3 segundos, e Craig Breen era oitavo, a 44,1 segundos, depois de ter caido três posições nesta última especial. A fechar o "top ten" ficou Thierry Neuville e o terceiro Toyota de Esapekka Lappi, a um minuto e quatro segundos.
O Rali da Catalunha prossegue amanhã com mais sete especiais.
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Comentem à vontade, mas gostava que se identificassem, porque apago os anónimos, por bem intencionados que estejam...