Tudo parecia que Ott Tanak iria calmamente a caminho do quarto triunfo consecutivo, logo, atirar-se de cabeça para o campeonato do mundo. Contudo, o estónio foi vítima do motor, que pifou na pior altura possível e acabou por desistir, reduzindo o rali a um duelo entre Sebastien Ogier e Jari-Matti Latvala. Contudo, mesmo que o finlandês ganhe, o facto do francês pontuar mais que os seus adversários poderá significar que ele poderá ser o candidato numero um ao título mundial, a dois ralis do final do campeonato, pois Thierry Neuville despistou-se a agora é oitavo classificado, apesar de estar a menos de um minuto.
Com Tanak a liderar com um avanço de quase meio minuto sobre Thierry Neuville e Jari-Matti Latvala, as nove especiais que compunham o dia de hoje do Rali de Gales significavam que a concorrência teria de o apanhar, e isso não era tarefa fácil. O dia começou com Ogier a ser o melhor na primeira passagem por Myherin, com Tanak a ser terceiro, a 3,1 segundos. Mads Ostberg foi o melhor na especial seguinte, a primeira passagem por Sweet Lamb Hafren, 1,7 segundo na frente de Tanak.
Ma a especial ficou marcada pelo erro de Thierry Neuville, que perdeu 51,4 segundos e caiu seis posições, para oitavo. O belga lamentou a sua má sorte: "Em algum ponto, isto tinha de acontecer quando você está dirigindo no limite deste o início do ano. É o meu primeiro erro desde Monte Carlo. O carro é bom."
Tanak venceu a seguir, na primeira passagem por Dyfi, 1,8 segundos na frente de Ostberg e 2,5 sobre Ogier. Neuville, atrasado com o seu despiste, perdeu 7,4 segundos. Em Gartheiniog, Foi Andreas Mikelsen a vencer, mas Tanak perdeu apenas um segundo e ganhou 2,3 a Ogier, e na 14ª especial, Dyfnant, foi Lavala o melhor, com Ogier e Tanak igualados, 1,6 segundos mais abaixo. Por esta altura, Tanak tinha uma vantagem de 48 segundos sobre Ogier, com Latvala, Esapekka Lappi e Craig Breen a pressioná-lo.
Na segunda passagem por Myherin, Ogier era o vencedor, com Tanak a perder 6,1 segundos, mas parecia ter tudo controlado. Mas na 16ª especial, na segunda passagem por Sweet Lamb Hafren... o Toyota de Tanak parou num cruzamento, para não mais avançar.
"Eles não sabem exatamente o que aconteceu", começou por dizer Tommi Makinen. "A proteção está quebrada e também é o radiador, mas ainda não sabemos. Acho que ele primeiro perdeu a proteção do depósito e depois quebrou o radiador. Perdeu pressão na água. Estava a ser uma boa chance e ele estava a ir bem em todas as especiais. É uma grande decepção", concluiu.
Com isto, Ogier herdava a liderança, mas agora, tinha Latvala em cima dele, a 5,5 segundos, e Lappi em terceiro, a 10,8. Ford contra Toyotas. Com isso em mente, Latvala passou ao ataque, vencendo na segunda passagem por Dyfi, deixando Ogier a 2,9 segundos, mas na última especial do dia, a segunda passagem por Gartheiniog, ganho por Mikkelsen, Ogier perdeu 5,2 segundos, mas tinha ganho 1,7 a Latvala.
No final do dia, Ogier tem uma vantagem curta, de 4,4 segundos, sobre Latvala, e Lappi é terceiro, a 11,8. Craig Breen é o melhor dos Citroen, quarto, a 13,5. Mads Ostberg é quinto, a 34,1, assediado pelo seu compatriota Anderas Mikkelsen, no seu Hyundai, a 36,5. Hayden Paddon é sétimo, noutro Hyundai, na frente de Thierry Neuville, a 55,5. A fechar o "top ten" estão dois WRC2, os Skoda de Kalle Rovanpera e do sueco Pontus Tidemand.
O rali de Gales acabará amanhã, com a realização de mais cinco especiais.
Ma a especial ficou marcada pelo erro de Thierry Neuville, que perdeu 51,4 segundos e caiu seis posições, para oitavo. O belga lamentou a sua má sorte: "Em algum ponto, isto tinha de acontecer quando você está dirigindo no limite deste o início do ano. É o meu primeiro erro desde Monte Carlo. O carro é bom."
Tanak venceu a seguir, na primeira passagem por Dyfi, 1,8 segundos na frente de Ostberg e 2,5 sobre Ogier. Neuville, atrasado com o seu despiste, perdeu 7,4 segundos. Em Gartheiniog, Foi Andreas Mikelsen a vencer, mas Tanak perdeu apenas um segundo e ganhou 2,3 a Ogier, e na 14ª especial, Dyfnant, foi Lavala o melhor, com Ogier e Tanak igualados, 1,6 segundos mais abaixo. Por esta altura, Tanak tinha uma vantagem de 48 segundos sobre Ogier, com Latvala, Esapekka Lappi e Craig Breen a pressioná-lo.
Na segunda passagem por Myherin, Ogier era o vencedor, com Tanak a perder 6,1 segundos, mas parecia ter tudo controlado. Mas na 16ª especial, na segunda passagem por Sweet Lamb Hafren... o Toyota de Tanak parou num cruzamento, para não mais avançar.
"Eles não sabem exatamente o que aconteceu", começou por dizer Tommi Makinen. "A proteção está quebrada e também é o radiador, mas ainda não sabemos. Acho que ele primeiro perdeu a proteção do depósito e depois quebrou o radiador. Perdeu pressão na água. Estava a ser uma boa chance e ele estava a ir bem em todas as especiais. É uma grande decepção", concluiu.
Com isto, Ogier herdava a liderança, mas agora, tinha Latvala em cima dele, a 5,5 segundos, e Lappi em terceiro, a 10,8. Ford contra Toyotas. Com isso em mente, Latvala passou ao ataque, vencendo na segunda passagem por Dyfi, deixando Ogier a 2,9 segundos, mas na última especial do dia, a segunda passagem por Gartheiniog, ganho por Mikkelsen, Ogier perdeu 5,2 segundos, mas tinha ganho 1,7 a Latvala.
No final do dia, Ogier tem uma vantagem curta, de 4,4 segundos, sobre Latvala, e Lappi é terceiro, a 11,8. Craig Breen é o melhor dos Citroen, quarto, a 13,5. Mads Ostberg é quinto, a 34,1, assediado pelo seu compatriota Anderas Mikkelsen, no seu Hyundai, a 36,5. Hayden Paddon é sétimo, noutro Hyundai, na frente de Thierry Neuville, a 55,5. A fechar o "top ten" estão dois WRC2, os Skoda de Kalle Rovanpera e do sueco Pontus Tidemand.
O rali de Gales acabará amanhã, com a realização de mais cinco especiais.
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Comentem à vontade, mas gostava que se identificassem, porque apago os anónimos, por bem intencionados que estejam...