O Conselho Mundial da FIA aprovou hoje o novo regulamento para o Mundial de Endurance (WEC), que entrará em vigor na temporada 2020/2021. E como seria de esperar, a FIA aprovou o regulamento para o regresso dos "hypercars". Esse tipo de carros têm como conceito “janela de performance", que de acordo com a FIA e o Automobile Club de L'Ouest (ACO), o promotor da competição, pretende criar competição próxima entre os diversos designs.
Estes “hipercarros” passarão a ter apêndices aerodinâmicos à frente e na traseira, e no campo mecânico, serão híbridos, com os motores de combustão interna passarão a ter um limite máximo de potência de 698cv (520Kw). O sistema de recuperação e de libertação de energia no eixo dianteiro terá um máximo de 268cv (200Kw). Os chassis terão uma homologação de cinco anos e terão limites de partes por temporada.
Os regulamentos técnicos completos foram divulgados pela FIA num ficheiro .pdf com 106 páginas de extensão.
Em termos de calendário, a grande novidade é o regresso da Endurance ao Brasil, com a realização das Seis Horas de São Paulo, que acontecerá a 1 de fevereiro de 2020. Para além disso, acontecerá também a corrida de oito horas em Sebring, corrido em paralelo com as 12 Horas na mesma pista.
Eis o calendário da próxima temporada:
1 de Setembro de 2019 - 4 Horas de Silverstone (Grã-Bretanha)
6 de Outubro de 2019 - 6 Horas de Fuji (Japão)
10 de Novembro de 2019 - 4 Horas de Xangai (China)
14 de Dezembro de 2019 - 8 Horas do Bahrein
1 de Fevereiro de 2020 - 6 Horas de São Paulo (Brasil)
Março de 2020 -1000 Milhas de Sebring (EUA)*
2 de Maio de 2020 - 6 Horas de Spa-Francorchamps (Bélgica)
13-14 de junho de 2020 - 24 Horas de Le Mans (França)
* a confirmar.
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