A nova geração de carros da Formula E, que entrará em vigor em 2022, será mais veloz e mais leve, anunciou a FIA. Segundo deseja a organização que cuida do automobilismo, os carros da Gen3 terão de ter um peso máximo de 780 quilos, menos 120 que os automóveis da geração atual, e terão um sistema de carregamento rápido para ser colocado nas boxes, numa espécie de reabastecimento. Ele terá de carregar um máximo de 600 kW em 30 segundos, pouco menos do dobro dos atuais carros, que têm 350 kW de potência.
Segundo o ITT (Invitations to Tender), a bateria terá o peso máximo de 284 quilos, menos 101 que os atuais da Gen2. Ainda de acordo com a mesma entidade, a FIA e a Fórmula E Holdings têm como objetivo “continuar posicionando o Campeonato Mundial de Fórmula E como o laboratório de tecnologias de ponta para carros elétricos”, enquanto “as capacidades de 'carregamento rápido' das baterias do carro serão abordadas no âmbito da corrida”.
O preço desse carro não poderá ter o máximo de 340 mil euros por unidade, e eles começarão a ser entregues às equipas em janeiro de 2022, depois da primeira unidade estar à disposição da FIA para os habituais "crash-tests".
Em termos de campeonato, as corridas voltam a 10 de janeiro com o ePrix de Santiago do Chile.
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