A Formula 1 garante que irá haver um calendário definitivo até ao inicio de julho, mas o anuncio, esta manhã, dos cancelamentos dos GP's de Singapura, Azerbeijão e Japão, e com cada vez mais dúvidas sobre Rússia, Estados Unidos, México e Brasil, devido à condição da pandemia nesses países, fez levantar hipóteses de receber a Formula 1 noutros lados. E a própria página da categoria coloca desde ontem a chance da Formula 1 ir... a Portimão, graças a declarações de Ross Brawn.
"As coisas estão a mudar rapidamente, mas ainda temos tempo", começa por dizer Brawn ao site da Formula 1. "Temos muitas opções diferentes e estamos muito confiantes de que teremos uma ótima segunda metade da temporada, mas não faz sentido fazer a declaração ainda, pois ainda há algumas partes móveis que precisamos montar.", continuou.
“Há uma contingência para se prolongar a temporada europeia com mais uma ou duas corridas, se necessário. Acho que o Bahrein e Abu Dhabi serão os bastidores da temporada do que podemos ver no momento. Isso nos dá 10. Vamos encontrar pelo menos cinco ou seis boas corridas no meio.
“Reconhecemos que locais onde eles precisam construir uma pista, como Baku ou Singapura, precisam de mais atenção do que faixas permanentes. Todos os aspectos foram considerados e acho que podemos ter uma segunda metade muito boa da temporada. Haverá algumas corridas que não acontecem, podem ser algumas que realizamos, mas há muita coisa acontecendo", concluiu.
Como já foi referido, estas declarações aconteceram na véspera do cancelamento de três provas do calendário original.
Do outro lado, Paulo Pinheiro, o dono do Autódromo Internacional do Algarve (AIA), disse hoje à Agência Lusa que as equipas poderão querer a corrida em paragens algarvias, mas qualquer decisão só acontecerá no inicio de julho. “Sabemos que há muita vontade das equipas de que Portugal seja escolhido para o calendário e nós temos feito tudo o é necessário”, disse.
Entretanto, Imola também se tornou numa forte hipótese de receber a Formula 1, e esta sexta-feira, recebeu a luz verde depois da FIA ter feito uma visita ao seu centro médico, que tinha sido remodelado no inicio do ano, para ficar dentro dos padrões que permitiram a sua aprovação como circuito de Grau 1 da FIA.
Contudo, outras provas europeias também tem o selo de aprovação de Grau 1, como Mugello... e Estoril. E em termos de calendário, também é altamente provável que os cancelamentos desta sexta-feira podem não ser os últimos. Estados Unidos, México e Brasil estão em sérias dificuldades em controlar a doença, bem como a Rússia, e da Ásia, somente China e Vietname é que têm a luz verde, embora com muitas condições. Daí que se pensa seriamente em duas provas no Bahrein, em duas versões do circuito de Shakir, e o encerramento da temporada em Abu Dhabi.
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