Nascido a 7 de junho de 1952 em Adis Abbeba, na Etiópia, e filho de um engenheiro de caminhos de ferro, regressou a França na adolescência e começou a correr em Enduro aos 21 anos, em 1973, depois de se ter relocalizado para o sudeste de França, e começou a competir no campeonato nacional, chegando até a ser campeão numa categoria de acesso à elite em 1980. Foi por essa altura que começou a participar na prova que o colocaria na ribalta, o Paris-Dakar. Foi um dos participantes na primeira edição de sempre, em 1979, acabando na 12ª posição da geral, e sétimo da classe motos, a bordo de um Yamaha XT500, sendo parceiro de Cyril Neveu.
Dois anos depois, a bordo de um BMW, acabou por triunfar numa BMW R80G/S inscrita pela BMW France, repetindo esse triunfo em 1983. depois de um abandono em 1982. Em 1984, acaba em segundo, atrás do belga Gaston Rahier, e decide abandonar a marca, afirmando que eles o favoreciam. Nos dois anos seguintes, andará de Cagiva, sem resultados de relevo por causa de quedas. Em 1987 passa para a Honda, onde lidera destacado... até cair com as areias de Dakar à vista, partindo ambas as pernas.
Recuperado do acidente, passou para as quatro rodas, correndo em 1988 com um Mitsubishi Pajero, para depois ser segundo classificado na edição de 1989, atrás de Ari vatanen. Contratado pela Citroen para a sua equipa oficial, a bordo do modelo ZX Rally Raid, acaba por triunfar em 1992, com Philippe Monnet como co-piloto. Será o primeiro a ganhar quer nas duas, quer nas quatro rodas.
Em 1994, Auriol responde positivamente ao convite de fazer parte da Amaury Sports Organization (ASO), que toma conta do Dakar. Em 1995, é o seu diretor, e fica na direção até 2004, altura em que sai e ajuda a criar a Africa Eco Race, ao lado de Jean-Louis Schlesser.
Nos últimos tempos morava em Sursennes, nos arredores de Paris, com a sua mulher e três filhos, e não tinha qualquer relação de parentesco com Didier Auriol, piloto de ralis, campeão do mundo em 1994.
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