sexta-feira, 5 de fevereiro de 2021

O futuro próximo da M-Sport... e dos híbridos de 2022


A M-Sport, equipa de Malcom Wilson, que trabalha sobretudo com Fords, está a apostar todas as fichas na temporada de 2022 de ralis, a primeira em motorização híbrida. E a coisa é tal que não só está a menosprezar esta temporada - apenas dois carros, e Gus Greensmith é o piloto a tempo inteiro - como está a preparar o novo carro. É que depois de doze anos de bons serviços, o Ford Fiesta vai se reformar e será substituído por outro carro, com o favorito a ser o Ford Puma.

Independentemente do modelo, o protótipo está pronto e os primeiros ensaios já estão marcados.

Espera-se que esteja concluído dentro de algumas semanas. No entanto, não me parece que possamos testar já. Talvez só para maio ou junho. Ainda estamos à espera da primeira unidade híbrida. Assim que chegar, poderemos finalizar os detalhes”, disse o chefe da equipa M-Sport, Richard Millener, à German Rallye.

A acontecer isso, quem está de olho para o novo carro poderá ser o norueguês Andreas Mikkelsen, que não tem carro oficial desde 2019, e que este ano está a andar num Skoda Fabia R5 em alguns dos ralis do campeonato. Ele mesmo já disse que “A M-Sport é uma boa equipa para se estar em 2022”, e estas ações por parte da preparadora indicam isso mesmo. Resta saber quando será o anuncio oficial e até que ponto já se encontram desenvolvidos nesse campo.

É verdade que se pergunta se isso será bom para a marca. Históricamente... é. Sempre que há novas regras, a Ford dá-se bem. E quando tem bons pilotos, como teve em 2017-18 com Sebastien Ogier, os resultados foram vitórias em ralis e campeonatos, quer o de Construtores, quer o de Pilotos. E com o WRC a ser chamado de "Rally 1", pode ser que se dê bem na próxima temporada.

E pode haver outra coisa a ser considerada. A Hyundai está um pouco mais atrasada em relação aos testes - algo que a Ford e a Toyota já arrancaram faz algum tempo - e tudo tem a ver com as decisões da casa-mãe, que nunca viu com bons olhos a aventura da marca no WRC. 

Aliás, quando o site dirthfish.com questionou Andrea Adamo sobre esse capitulo, ele respondeu: 

Não tenho nada a dizer. Quando tiver a autorização para fazer [o carro de 2022], começarei a fazê-lo. Estou feliz pelo Malcolm e pela Toyota por estarem à frente, tudo de bom para eles. Basicamente ainda não começámos porque se eu não tiver o orçamento e a autorização para o fazer, não o posso fazer. Aqui não está escrito ‘Adamo Motorsport’. Até agora, e como digo muitas vezes, a direção da Hyundai ainda não está convencida [híbrido é o caminho certo a seguir], por isso estou à espera da luz verde final para o fazer”.

E estamos em fevereiro de 2021, às portas do segundo rali da temporada. 

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