Há meio século, em Montjuich, a Tyrrell alcançava a sua primeira vitória na Formula 1, com Jackie Stewart ao volante, a primeira das suas seis vitórias na temporada, rumo ao seu segundo título mundial. A sua vitória foi o culminar de um projeto que tinha começado um ano antes, quando depois de terem adquirido os chassis March, Ken Tyrrell chegou à conclusão de que tinha de fazer os seus próprios chassis, se queria aproveitar o contrato de motores Ford DFV V8 que tinha e era dos poucos privilegiados.
Com isso, precisou da ajuda de Derek Gardner, andaram parte do verão de 1970 a trabalhar no SP (Secret Project) na garagem do próprio Gardner, e o bólido á apresentado em agosto, batizado como 001, e ficou pronto a tempo de ser estreado nas corridas norte-americanas, estreando com uma pole-position em Mont Tremblant.
Mas a vitória de Montjuich não foi com o chassis 001. Foi com o 003, porque o 002 era um carro feito à medida para Francois Cevért, porque era mais alto que o escocês. Mas pode-se dizer que esse chassis encaixou-se como uma luva no estilo de condução do piloto. Afinal de contas, foi com o 003 que conseguiu seis vitórias naquela temporada, num tempo em que a equipa se dava ao luxo de construir carros "tailor-made", bólidos únicos.
Contudo, a corrida também ficou na história por causa de uma coisa: foi a primeira que teve pneus slicks. Ou seja, aquilo que vemos hoje em dia nos Grandes Prémios como se já existisse desde os tempos de Adão e Eva, afinal tem meio século de idade. Quem as introduziu foi a americana Firestone depois de os experimentar nos Estados Unidos, aparentemente, depois de uma sessão de testes com Mário Andretti ao volante e com um conjunto de pneumáticos do qual não tiveram tempo de fazer sulcos e foram para a pista. Depois foi um daqueles felizes acidentes, onde descobriram que, no asfalto, os tempos tinham sido bem mais velozes.
Um feliz acidente que ficou até aos dias de hoje.
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