sexta-feira, 2 de abril de 2021

GP Memória - Austrália 2006


Depois do Bahrein e da Malásia, a Formula 1 chegava a um palco que gostava de se exibir, mas numa altura mais tardia que o habitual. A razão naquele ano era relativamente simples: Melbourne recebia nesse ano os Jogos da Commonwealth e foi a razão pelo qual o Bahrein tornou-se no local do inicio da temporada. 

Com a Formula 1 na terceira corrida da temporada, a Renault domina, com duas vitórias, uma para cada piloto, apesar do equilíbrio vindo de outras equipas como a Ferrari, McLaren, Honda ou Toyota.  

No final da qualificação, Jenson Button foi o melhor, conseguindo bater o Renault de Giancarlo Fisichella. Fernando Alonso foi o terceiro, na frente do McLaren de Kimi Raikkonen, Na terceira fila estavam o segundo McLaren de Jean Pablo Montoya e o Toyota de Ralf Schumacher, enquanto o Williams de Mark Webber partia de sétimo, na frente de Nick Heidfeld, no seu BMW Sauber. E a fechar o "top ten" estavam o segundo Toyota de Jarno Trulli e o Ferrari de Michael Schumacher. 


A corrida começa com Montoya a fazer um pião ainda na volta de aquecimento, que o obrigou a largar da última fila da grelha, mas poucos instantes depois, o Renault de Fisichella deixa cair o motor, obrigando à interrupção do procedimento da grelha. O italiano foi obrigado a largar das boxes, enquanto Montoya voltou ao seu lugar original.

A corrida começou com uma carambola na curva 1, com Felipe Massa a despistar-se, ensanduichado pelo Red Bull de Klien e pelo Williams de Nico Rosberg. O brasileiro desistiu no local, enquanto Rosberg continuou lentamente até às boxes, sem a asa traseira. Klien não sofreu nada e continuou. Por causa disso, o Safety Car saiu de pista. 

Os carros alinham-se atrás do Mercedes quando na volta três, o carro de Klien cede e bate nas barreiras. Por causa disso, Safety Car ficou na pista por mais algum tempo para retirar o carro da pista e limpar os destroços. Duas voltas depois, a corrida recomeçou e Fernando Alonso estava na liderança, depois de passar Jenson Button. Nas dez voltas seguintes, as coisas estiveram calmas até às primeiras paragens para reabastecimento. Webber ficou temporariamente na liderança, até ele ir às boxes para o seu reabastecimento.

Na volta 32, Montoya saiu da pista na curva antes da meta, e conseguiu controlar o seu McLaren na pista, mas a seguir apareceu Michael Schumacher e sofreu o mesmo problema, mas não conseguiu controlar e embateu o seu Ferrari no muro de proteção, fazendo entrar o Safety Car pela terceira vez na prova, e a altura foi aproveitada para os pilotos reabastecerem uma segunda vez, até a McLaren teve o luxo de colocar os seus pilotos ao mesmo tempo para fazer a manobra, sem os prejudicaram.

A corrida recomeçou na volta 35, mas logo depois, Vitantonio Liuzzi perdeu o controlo do seu carro e embateu nas barreiras, indo de um lado ao outro, e fazendo sair o Safety Car para a pista até à volta 40. Pelo meio, o Midland de Tiago Monteiro parava na berma devido a um problema hidráulico, mas isso não impediu da corrida retomar nessa volta. 

Na frente, tudo na mesma: Alonso liderava e tentava evitar as armadilhas, com Kimi Raikkonen atrás. Não muito longe andava Juan Pablo Montoya, mas na volta 46, um problema elétrico no seu McLaren, depois de passar pelo mesmo local onde se tinha despistado - e conseguido controlar - o seu carro, catorze voltas antes, e er o seu carro desligar-se, para não mais voltar a ligar.


No final, Alonso vencia, com Raikkonen não muito atrás. Ralf Schumacher subia ao lugar mais baixo do pódio, na frente do BMW Sauber de Nick Heidfeld e Jenson Button ia a caminho de um quinto lugar quando o seu motor resolve explodir a duas curvas do fim. O pessoal da Honda pede ao britânico para que pare o carro... a dez metros da meta, para que ele não fosse classificado, fazendo as coisas parecendo ficar caricaturais. Fisichella, que quase perdeu o controlo do carro quando levou com o óleo do britânico, herdou com o posto. 

Nos restantes lugares pontuáveis ficaram o BMW Sauber de Jacques Villeneuve, o segundo Honda de Rubens Barrichello e o Red Bull de David Coulthard. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentem à vontade, mas gostava que se identificassem, porque apago os anónimos, por bem intencionados que estejam...