domingo, 1 de agosto de 2021

Formula 1 2021 - Ronda 11, Budapeste (Corrida)


Depois da qualificação, vem como sempre, o dia da corrida. O fim de semana de Budapeste estava com calor na atmosfera... e nas boxes, porque afinal de contas,  os Mercedes tinham conseguido reagir ao ataque dos Red Bull nas últimas corridas, e tambem à polémica de Silverstone, com o que aconteceu entre Max Verstappen e Lewis Hamilton. Com todos a cheirarem o sangue, quais tubarões na água, todos queriam falar da mesma coisa depois do que aconteceu, por muito que Max Verstappen diga que já estava enjoado e todos tinham de seguir em frente.  

Mas neste domingo, a corrida começou antes do tempo. Primeiro, quando se soube que a Red Bull teve de trocar de motor quando se descobriu uma fissura na unidade de potência. Lá teve de ser penalizado para poder correr. E a pouco menos de uma hora da corrida... começou a chover! E por causa disso, todos decidiram correr de intermédios.


E na partida... confusão! Bottas e Verstappen bateram ambos na primeira curva, com os McLaren também a irem na carambola. O neerlandês regressou no fundo da grelha, e nas imagens se viu que a grande parte da culpa recaiu em Bottas, pelo erro cometido - bateu na traseira de Lando Norris - e a má partida. Pouco depois, os comissários da pista decidiram mostrar a bandeira vermelha, por causa dos destroços, com Hamilton na frente de... Esteban Ocon e Sebastian Vettel! E quatro pilotos fora: Stroll, Bottas, Leclerc e Perez. Norris levou o carro até às boxes, mas também abandonou. 

Na meia hora seguinte, os pilotos fizeram as reparações nos carros danificados e esperavam que a chuva parasse, e quando aconteceu, todos... menos Hamilton, pararam na volta de apresentação, para colocar médios. E apenas com ele por ali... é mais uma imagem surreal para a história da Formula 1. Quando o britânico percebeu o erro, foi às boxes e caiu para o fundo do pelotão!

Na corrida, Esteban Ocon estava na frente de Sebastian Vettel, enquanto toda a ação estava concentrada no fundo do pelotão, com Hamilton e Verstappen a tentarem recuperar o tempo perdido. Mas poucas voltas depois, nova desistência, quando Nikita Mazepin... bateu nas boxes por causa do carro de Kimi Raikkonen, que regressou à pista na pior altura possível.

Nicholas Lattifi era terceiro, a aguentar todos atrás dele, a começar por Yuki Tsunoda, que era melhor que Pierre Gasly, apenas décimo. George Russel, seu companheiro de equipa, era sétimo. Hamilton andava de mal a pior, e na volta 19, resolveu parar para colocar duros, tentando ver se iriam até ao final da corrida com o mesmo jogo de pneus. A Red Bull respondeu com Verstappen, colocando novo jogo de médios. O neerlandês saiu para a pista... atrás de Hamilton, e parece ser mais um tiro no seu próprio pé. 

Com o passar das voltas, Hamilton começava a ultrapassar alguns pilotos para chegar o mais alto possivel. Na frente, Vettel andava sempre atrás de Ocon, mas com o tempo ficava um pouco para trás. Na volta 37, quando o alemão da Aston Martin foi para as boxes trocar de pneus, a Alpine, por uma volta, tinha os seus carros nos dois primeiros lugares, com Ocon e Alonso nessa ordem. Depois dessas paragens, à entrada da volta 40, Hamilton era quarto, a menos de oito segundos da liderança. 

Mas havia novas nuvens no horizonte. Ou seja, a respiração teria de ser contida até ao final da prova.

Na frente, Ocon sustinha o veterano Vettel enquanto Sainz, Hamilton e Alonso seguiam-o. Na volta 47, Hamilton parou de novo, colocando médios e depois de ter voltado à pista... começou a rodar três segundos abaixo da média. O britânico pergoutou às boxes para saber o ponto da situação, com Toto Wolff a responder "Lewis, tu podes vencer isto!" Ao mesmo tempo que acontecia, Vettel estava mesmo na traseira de Ocon, espreitando por um erro do francês. E Alonso está colado no Sainz, numa batalha espanhola. Mas com isso, Hamilton aproximou-se.

Na volta 55, Alonso começou a aguentar Hamilton, fazendo a sua parte para segurá-lo e ajudar a equipa. E o veterano usava a estreiteza da pista a seu favor, pois com o passar das voltas, sem que o britânico conseguisse passar, parece que as suas chances de vencer diminuiam. Mas na volta 64, Hamilton conseguiu por fim passar, depois de um erro do piloto da Alpine. Duas voltas depois, passou Sainz Jr para ser terceiro. 


A parte final era para saber se Hamilton tinha tempo para os apanhar. Sete segundos poderiam ser muito numa corrida normal, mas numa equipa e num piloto anormais, tudo era possivel. Mas na Alpine, já havia certezas: Ocon iria vencer, dar à equipa a sua primeira vitória de um francês desde Pierre Gasly, em Monza 2020, e a de um carro francês em mais de uma década.    

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