sábado, 20 de novembro de 2021

WRC 2021 - Rali de Monza (Dia 2)


O duelo entre Sebastien Ogier e Elfyn Evans está ao rubro. Acabado o segundo dia da prova, ambos estão separados por... meio segundo, com vantagem para Ogier. A três classificativas do final, tudo é possível, embora indepentemente da classificação, se o francês pontuar, será campeão do mundo. Dani Sordo é o terceiro, a já uns "distantes" 27.4 segundos, na frente de Thierry Neuville, a 46.6 segundos.

Cumpridas hoje mais seis especiais neste sábado, o dia começou com o duelo entre os pilotos da Toyota. Mas quem começou a vencer foi Thierry Neuville, o vencedor na primeira passagem por San Fermo, 1,7 segundos na frente de Ogier e 3,4 sobre Dani Sordo. Evans perdeu 4,6 e acabou em quarto na especial. Isso foi suficiente para o francês passar para a frente do rali, 1,5 segundos na frente de Evans.

Mas Evans reagiu na primeira passagem por Selvino, conseguindo 3,7 segundos sobre Sordo e Ogier perdeu 3,8, e por causa disso, houve nova troca na liderança. Atrás, Neuville perdia 27,9 segundos devido a um pião. "Perdi a traseira. Fiz algumas alterações na afinação antes da especial e com os pneus não estavam cem por cento aquecidos, [logo] comecei a derrapar. Estava muito perto de fazer a curva, mas não o fiz. Perdi basicamente o tempo para reiniciar o carro.", afirmou.

Ogier vencia na segunda passagem por San Fermo, e com Evans a perder 3,4 segundos, voltava de novo ao comando do rali, e tentava alargá-lo na segunda passagem por Selvino, voltando a vencer com uma vantagem de 4,1 segundos. Mas Evans triunfou na primeira passagem por Sottozero, ganhando 5,5 segundos e passando para a liderança, no final do dia, na segunda passagem por Sottozero, com Dani Sordo a vencer sobre Thierry Neuville, Ogier era terceiro, com 1,6 segundos de desvantagem sobre o vencedor, mas tinha uma vantagem de 0,8 segundos sobre Evans, suficiente para passar o galês e ficar com a liderança.

"[Vencer o rali] não é o plano. Nesta fase lutei na primeira passagem e nesta tive uma escolha de pneus um pouco diferente e não sei se isso me ajudou a fazer a diferença.", disse o francês.

Depois dos quatro primeiros, Oliver Solberg era o quinto, a 1.21,2, na frente de Katusta Takamoto, a 1.38,8, e de Teemu Sunien, a já uns distantes 2.17,7. Gus Grennsmith é o oitavo, a 2.24,8, e a fechar o "top ten" estão o Toyota de Kalle Rovanpera, discreto no seu Toyota, a 3.39,1, e o Hyundai i20 Rally2 de Andrea Crugnola, a 8.07,1.

O rali de Monza termina amanhã, com a realização das últimas três especiais.  

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