Com cinco etapas neste sábado, e com Loeb na frente, num duelo a dois com Ogier, que recuperara o segundo lugar depois de passar Elfyn Evans, no final do primeiro dia, este sábado começou com os Toyota ao ataque, mas com Evans a triunfar na especial, 0.7 sobre Kalle Rovanpera e 3,9 sobre Sebastien Ogier. Loeb perdia 7,3 segundos e via os pilotos da Toyota aproximarem-se.
Foi a seguir, na primeira passagem por Saint-Jeannet/Malijai que Ogier fez o seu ataque decisivo, triunfando na especial e com 1,1 sobre Evans, mas sobretudo, ganhando 6,5 segundos sobre Loeb, suficiente para ficar com a liderança. Na especial, Gus Greensmith e Thierry Neuville perdiam tempo por causa de problemas mecânicos. "Estamos a lutar com alguns problemas e agora algo quebrou na especial. O carro está indo para um lado e acabou.", queixou-se o belga.
Mas pior ficaram Katsuta Takamoto, que sofreu bum pião e perdeu quase 30 segundos, e Oliver Solberg que se despistou e acabou o rali por ali. "Foi mau por toda a manhã, mas não precisávamos disso.", lamentou o sueco.
"Nunca é fácil passar por esta especial. É apenas sobreviver, mas estamos aqui. Infelizmente Elfyn está na valeta - é uma pena para a equipa", afirmou Ogier.
A seguir, na segunda passagem por Saint-Jeannet/Malijai, Kalle Rovanpera acabou por ganhar, e Löeb sair melhor que Ogier, mas a diferença foi apenas de 0,3 segundos. Tanak desiste, pois o carro ficou dão danificado que já não dava para continuar. E no final do dia, na segunda passagem por Saint-Geniez/Thoard, com nova vitória de Kalle Rovanpera, Ogoer foi segundo, a cinco segundos, e Loeb perde 21,1 segundos e acabou em quinto na especial. Katsuta Takamoto despistou-se e acabou ali o seu rali.
"Estava a planear ir com os pneus de neve porque era a opção mais segura, mas vi que o Séb estava a optar pelos slicks, por isso mudei rapidamente no último minuto antes da largada. Foi complicado conduzir em alguns lugares, mas divertido nas partes secas.", disse Ogier, no final da especial.
Depois dos três primeiros, Kalle Rovanpera é o quarto, a 2.03,8, na frente de Gus Greensmith, nuns já distantes 6.33,8. Thierry Neuville era o sexto, a 7.44,1, enquanto o sétimo é Andreas Mikkelsen, a 9.37,2 e o melhor dos Rally2. O checo Erik Cais, no seu Ford Fiesta Rally2, a 9.59,6, e a fechar o "top ten" estavam o luxemburguês Gregoire Munster, no seu Hyundai i20 Rally2, a 10.44,1, e o francês Yohan Rossel, no seu Citroen C3 Rally2, a 11.14,2.
O Rali de Monte Carlo termina amanhã, com a realização das restantes quatro especiais.
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