sexta-feira, 4 de fevereiro de 2022

Apresentações 2022 (1): o Haas VF-22


A Haas, equipa que ficou no último lugar no campeonato de Construtores, sem conquistar qualquer ponto, decidiu ser a primeira a abrir as hostilidades em termos de apresentação de monolugares, ao ser o primeiro a mostrar - virtualmente, diga-se de passagem - o seu chassis e as suas cores para a temporada de 2022. Com os carros totalmente novos - jantes de 18 polegadas, novas asas dianteiras e traseiras, regresso do efeito-solo - tudo isto no sentido de se tentar fazer corridas mais próximas e emocionantes entre os pilotos. 

A equipa manteve os seus pilotos de 2021, o russo Nikita Mazepin e o alemão Mick Schumacher.

Quanto ao VF-22, é o resultado do novo gabinete de design da Haas em Maranello, dirigido pelo diretor técnico Simone Resta. Apesar de, aparentemente, se poder ver o carro, alguns pormenores poderão ter ficado de fora, como por exemplo, o sistema de suspensão dianteira, que ali é um "push-rod", muito convencional (‘push rod’ é quando o braço da suspensão sai da parte de baixo da roda e é ligada na parte de cima do chassis), mas na realidade, poderão ter adotado um sistema de suspensão "pull-rod", o seu contrário.


Na apresentação, Gene Haas, fundador da Haas Automation e presidente da equipa, comentou: “É aquela época do ano em que se está naturalmente otimista que o trabalho árduo e o esforço de todos traduzir-se-á numa entrada competitiva em pista. Tomámos a decisão, já em 2020, de canalizar realmente o tempo e os recursos para o VF-22, renunciando a qualquer coisa relacionada com a pista em 2021 – o que não foi fácil de ver. Esperamos que essa decisão dê frutos e que voltemos a lutar por pontos e a tirar algo dos fins de semana”.

Gunther Steiner, o diretor desportivo da equipa, afirmou estar otimista no regresso da equipa à luta pelos pontos, e logo numa temporada em que todas as equipas vão estar num processo de aprendizagem com estes chassis novos.

É excitante estar no ponto em que sabemos que o VF-22 estará em pista dentro em breve”, começou por dizer o italiano após a apresentação digital do novo monolugar. “Todos sabemos do que a equipa é capaz, já provamos isso no passado e com este novo carro – nascido de um conjunto completamente novo de regulamentos e com a nossa nova equipa de design no local – estou confiante de que podemos mostrar mais uma vez que podemos competir nos fins de semana. Tem sido um esforço tremendo para todos os envolvidos e agora vem a parte divertida de levar o novo carro para o circuito e ligar todos os elementos. A última época foi longa, mas estou confiante de que em 2022 com o VF-22 estaremos no meio do pelotão”.


Simone Resta, diretor técnico da equipa, referiu sobre a complexidade do novo chassis, mas acredita no sucesso do projeto.

Este é provavelmente o projeto mais complexo que a Uralkali Haas F1 Team lidou até à data por muitas razões”, refletiu. “É um conjunto completamente novo de regulamentos e esta época trouxemos uma nova equipa para criar o VF-22. Nem todos são novos, mas um bom número de pessoas juntou-se à estrutura. Considero isto como um grande sucesso no processo. Ainda estamos no início do projeto e a atravessar uma época de transição de trabalho juntos num carro durante um ano inteiro, mas se olharmos para trás onde começámos, esta equipa já é um sucesso”. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentem à vontade, mas gostava que se identificassem, porque apago os anónimos, por bem intencionados que estejam...