quinta-feira, 10 de fevereiro de 2022

Apresentações 2022 (3): o Aston Martin AMR22


Afinal de contas, parece que nem todos os carros que veremos nestas apresentações serão "mockups". Pelo menos, daquilo que a Aston Martin mostrou nesta quinta-feira, quando apresentou o AMR22, é um chassis que irá além do padrão mostrado pela Formula 1. Contudo, eles mesmos admitem que, apesar de ser algo desenhado por eles, é "uma primeira versão". Ou seja, talvez no Bahrein, haja modificações neste bólido.

Com a chegada da Aramco, a petrolífera saudita, e a saída da BWT, aquilo que se observa de imediato são as entradas de ar ao longo do flanco do carro e um pequeno apêndice na asa da frente, e estas são as diferentes mais óbvias. Amanhã, o carro rolará em Silverstone para o "shakedown" e as filmagens com Lance Stroll e Sebastian Vettel ao volante.


Andrew Green
, o diretor técnico da marca, falou que o grande desafio destes carros será o de correrem juntos com o regresso do efeito-solo, 40 anos depois da última ocasião em que estiveram presentes.

Existem alguns desafios com o carro do ponto de vista aerodinâmico”, começou por afirmar Green no lançamento do novo ARM22. “O fato de ser um carro de efeito solo significa que sua proximidade com o solo é crucial. Quanto mais baixo você puder colocá-lo no chão, mais desempenho obterá, que será implementado como uma configuração que fornecerá o melhor desempenho. Você acaba com um carro relativamente rígido. Então, para manter essa atitude, essa proximidade com o solo, os pilotos estarão pilotando algo parecido com um go-kart.”, continuou.

Green afirmou que, apesar dos regulamentos de 2022 implicarem uma redução no downforce, ele afirma que essa perda será compensada mais adiante no campeonato graças aos ganhos de performance que estes carros irão ter.

Esses carros agora estão dando alguns passos para trás [em relação a 2021], no que diz respeito ao desenvolvimento, com a maioria das equipas a trabalharem neles há menos de um ano. A geração de carros que acabamos de competir teve vários anos de desenvolvimento com seu conceito [aero] específico.", começou por afirmar.

É de se esperar que demos um passo para trás, mas acho que [com o nível de] desenvolvimento em que estamos, e todas as equipes estarão, significa que não demorará muito para que eles superem os níveis de downforce que nós tínhamos em 2021.”, concluiu.


Falando após a revelação, Sebastian Vettel não deixou de estar entusiasmado com o bólido que via à sua frente: “Olhem para este carro, quem não se sentiria entusiasmado com a perspetiva de correr nele?", começou por dizer.

Depois, o tetracampeão do mundo prosseguiu: 

"Em relação às esperanças para a época, não creio que alguém saiba realmente o que esperar. Apontar onde estaremos é impossível nesta altura, mas estamos numa subida e queremos estar melhor que o ano passado. No ano passado tivemos as nossas dificuldades e nesta época creio que deveremos ser melhores. Com tantas mudanças, esperamos que o pelotão esteja mais compacto e que nos dê mais oportunidades de lutarmos, de preferência mais na frente do que no ano passado."

Há novas regras e, claro, todas as equipas esperam ter acertado. Tem sido um projeto incrível que vimos começar do zero e agora estar aqui ao lado do carro feito, mal posso esperar para o pilotar e sentir as sensações. Todos querem ganhar, eu incluído, e ninguém estaria na Fórmula 1 se o seu sonho não fosse ganhar. Eu não sou diferente. O principal é continuar a crescer e avançar. Este é apenas o segundo de um plano de cinco anos, por isso ainda estamos muito no início. Mas esta equipa tem grandes ambições e grandes planos, e eu estou extremamente entusiasmado por fazer parte disso. A equipa está a criar condições para evoluir ao longo da época e vejo o nosso potencial a aumentar cada vez mais.“, continuou.

A preparação foi boa, foi bom ter alguns dias de férias, mas agora estou fresco para começar de novo, começar a testar. Dentro de pouco mais de um mês estaremos na primeira corrida e sinto esse entusiasmo cada vez a crescer mais.“, concluiu.

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