domingo, 27 de fevereiro de 2022

WRC 2022 - Rali da Suécia (Final)


Andando à vontade na neve, o finlandês Kalle Rovanpera conseguiu hoje a sua primeira vitória em 2022 e o terceiro triunfo da sua carreira. E com este resultado, catapultou-se para a liderança do campeonato a bordo do seu Toyota. Thierry Neuville foi o segundo, no seu Hyundai, na frente de Esapekka Lappi, que conseguiu aqui o seu primeiro pódio da temporada, na frente do seu companheiro de equipa, Katsuta Takamoto.

Com quatro especiais até terminar a prova, o dia começou com a primeira passagem por Vindaln, e também... com o acidente de Elfyn Evans, que acabou com o piloto galês a desistir, devido aos estragos causados pelo seu Toyota. Evans atirou o carro contra um banco de neve, e apesar de guiar até ao fim do troço, o carro está muito danificado. Adrien Fourmaux foi outro que ficou de fora de prova devido a problemas mecânicos no seu Ford Puma.


Na especial, Rovanpera é melhor que Neuville por 2,2 segundos, com Solberg a 2,3 e Lappi a 2,9.

O finlandês continuou a andar à vontade na especial seguinte, mas quem triunfou foi Ott Tanak, 2,4 segundos sobre Esapekka Lappi, enquanto Kalle Rovanpera a perder 3.3 segundos e era quinto nos tempos, mas a manter o comando do campeonato. Neuville triunfou na 18ª especial, a segunda passagem por Vindeln, 0,5 segundos na frente de Esapekka Lappi e 3,1 sobre Kalle Rovanpera, que consolidava a sua liderança.

Por fim, no Power Stage, Tanak levou a melhor, 1,9 segundos na frente de Rovanpera e 2,3 sobe Neuville. E claro, no lugar mais alto do pódio estava o filho de Harri Rvanpera, e aos 21 anos de idade, lidera o campeonato. 

Depois dos quatro primeiros, com o japonês a 2.19,4 do vencedor, a seguir ficou Gus Greensmith, no melhor dos Ford, a 3.20,4, muito longe de Oliver Solberg, a 5.39,4, no seu Hyundai. Andres Mikkelsen é o melhor dos Rally2, com o seu Skoda Fabia Evo2, a 7.11,1. Ole Christian Veiby é o oitavo, noutro Skoda, a 7.34,3, e a fechar o "top ten" ficaram o finlandês Jari Huttunen, a 8.14,2, no seu Ford Fiesta Rally2, e o estónio Egon Kaur, no Volkswagen Polo GTi, a 8.24,2.

O WRC continua no mês de abril no rali da Croácia, uma prova em asfalto. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentem à vontade, mas gostava que se identificassem, porque apago os anónimos, por bem intencionados que estejam...