domingo, 8 de maio de 2022

Formula 1 2022 - Ronda 5, Miami (Qualificação)


E pela primeira vez em 37 anos, a Formula 1 tinha duas corridas em solo americano. E claro, não ficará por aí, porque por fim teve a sua corrida em Las Vegas, que começará em 2023. São os efeitos do Drive to Survive, e de uma certa forma, por fim, a América se rendeu à Formula 1. Faltam mais coisas, como equipas americanas, pilotos americanos, um campeão americano, e quem sabe, um campeonato americano de Formula 1, para fazer com que todo o país acolha a competição como sendo sua. E claro, muitos dos VIP's apareceram, até uma ex-primeira-dama!

Mas também, sinal dos tempos, esta corrida de Formula 1 estava a ser patrocinada por uma forma de cripromoedas, a primeira de sempre. Afinal de contas, atrai o dinheiro que está a querer saltar fora dos bolsos, com as industrias do momento... e para melhorar as coisas, a Formula 1 estava numa pista desenhada à volta de um estádio de futebol, numa das cidades mais "cool" do país. 

A qualificação já começava com um "handicap". No terceiro treino livre, Esteban Ocon tinha batido forte no muro e o seu chassis ficou com uma fissura do qual não iria ficar pronto a tempo de alinhar na qualificação. Logo, o último lugar já tinha um dono... 

No final da Q1, a fazer companhia a Ocon ficaram os Williams de Alex Albon e Nicholas Latifi, o Alfa Romeo de Guangyou Zhou e de uma forma surpreendente, o Haas F1 de Kavin Magnussen. 

Poucos minutos depois, começou a Q2, e a luta entre Ferrari e Red Bull continuava. Primeiro a marcar tempo foi Max Verstappen, com 1.29.202, antes de Charles Leclerc baixar ainda mais, com 1.29,130. Atrás deles, ficavam  Pérez, Sainz, Leclerc e Hamilton, mas não Russell. Ele demorou tempo até marcar um tempo decente, capaz de o colocar na Q3. Mas depois, alguns dos seus rivais melhoraram e ele ficou de fora no "top ten".


Na parte final, Leclerc manteve o primeiro posto, com Verstappen perto, mas atrás, os pilotos deram o seu melhor para conseguir entrar no topo ten. E se alguns conseguiram, a outros, saiu-lhes a fava, como George Russell, que foi apenas 12º e ficou de fora. Pois é, parecia que tinha tempo para ir mais adiante... A acompanhá-lo neste infortúnio ficaram o Alpine de Fernando Alonso, o Aston Martin e Sebastian Vettel, o McLaren de Daniel Ricciardo e o Haas de Mick Schumacher. 

E por fim, chegamos aos 12 minutos finais. Não demorou muito até que saíssem os primeiros carros, a Max Verstappen abriu as hostilidades com 1.28.991, seguido por Charles Leclerc, a meros 0,06 segundos. Carlos Sainz Jr e Sergio Perez ficavam com o terceiro e quarto melhor tempo, enquanto Valtteri Bottas era quinto... na frente de Lewis Hamilton.

Contudo, esta era apenas a primeira parte da qualificação. Os carros estavam nas boxes, preparando-se para a parte final, onde a volta final era aquela que definiria a pole-position. E foi isso mesmo que aconteceu.


Primeiro, foi Leclerc a fazer 1.28,796 e ficar com o melhor tempo, com Sainz logo atrás, a ficarcom o segundo melhor tempo, abaixo do 1.27. Verstappen tentou melhorar, mas não conseguiu, e a Ferrari monopolizava a primeira linha, algo que já não acontecia desde há muito tempo. A Red Bull ficou com o monopólio da segunda, e Valtteri Bottas estava na frente de Lewis Hamilton. Parece que teve sorte na transferência, o piloto finlandês... 

Muitos prevêm que amanhã seja uma corrida agitada, com calor e alguma chuva. Vamos lá a ver se isso se cumpre ou não.  

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