domingo, 5 de junho de 2022

WRC 2022 - Rali da Sardenha (Final)


No final, Ott Tanak conseguiu levar a melhor e triunfou no Rali da Sardenha. E melhor ainda: para além de ser a primeira vitória do piloto estónio desde o Rali da Catalunha de 2021, acabou por ser um dominio dos Hyundai, pois apesar de ter acabado com mais de um minuto de vantagem para o Ford de Craig Breen, ficou um pouco mais longe (1.33,0) sobe o outro Hyundai do espanhol Dani Sordo

O piloto estónio era alguém muito feliz, no final deste rali, ao alcançar a sua primeira vitória nos Rally1, de um carro que nasceu mal. 

"Tem sido muito desafiador, especialmente desde o início desta geração [híbrida]. Estamos definitivamente muito felizes, especialmente pelos mecânicos - eles fizeram um esforço incrível durante todo o ano passado e no início deste ano. Este rali não foi fácil e eles fizeram um bom trabalho para manter o carro funcionando. Demos alguns bons passos. Em Portugal, estávamos realmente lutando e na verdade conseguimos melhorar. Sem dúvida, se a confiança estiver lá, podemos fazer um bom trabalho. Precisa continuar a ser trabalhado.", disse Tanak no final.


Com um avanço já significativo sobre Breen, Tanak decidiu que o melhor seria levar o carro até à meta, e quem sabe, levar alguns pontos na Power Stage. Na primeira passagem por Cala Flumini, Tanak foi o melhor, 1,7 sobre Lappi e 3,7 sobre Breen. Neuville triunfou em Sassari - Argentiera 1, 2,4 segundos sobre Elfyn Evans e 3,7 sobre Lappi. Tanak foi apenas quinto debido a uma escolha mais prudente de pneus.

"Peguei dois pneus duros no carro porque precisamos levá-lo até o final e basicamente, minimizar o risco de furos. O carro está funcionar bem, mas mais tarde, este vai ser muito complicado.", disse o piloto estónio.

Tanak triunfou na segunda passagem por Cala Flumini, e na Power Stage, acabou por ser sexto, a 13,2 segundos do seu vencedor, Thierry Neuville. Kalle Rovanpera foi o segundo, a 2,3 e Elfyn Evans ficou em terceiro, a 3,1. E por fim, as três marcas já triunfaram na edição de 2021 do Mundial WRC. 

"Com certeza, o mais importante é que conseguimos mais pontos do que Thierry. Esta foi uma etapa complicada - eu não podia fazer mais com o carro e estava lutando muito com ele o tempo todo. Não foi uma fase agradável.", disse Kalle Rovanpera, no final da especial.

Depois dos três primeiros, Pierre-Louis Loubet foi o quarto, com o seu Ford Puma Rally1, e no seu melhor resultado da sua carreira, a 2.09,4. Quase um minuto atrás ficou Kalle Rovanpera, que apesar do seu resultado menos conseguido, manteve a grande vantagem que tem no campeonato. Katsuta Takamoto acabou em sexto, a 4.02,6, mais de um minuto na frente de Gus Greensmith, noutro Ford Rally1, a 5.23,6. O russo Nikolay Gryazin foi o melhor dos Rally2, a 7.37,7 e a fechar o "top ten" ficaram os carros do catalão Jan Solans, no Seu Citroen C3 Rally2, a 8.05,7, e o Ford Fiesta Rally2 de Jari Huttunen, a 8.10,8.

O WRC continua dentro de duas semanas, nas paisagens quenianas.

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