sábado, 2 de julho de 2022

Formula E: Mortara foi o melhor em Marrakesh


O suíço Edoardo Mortara foi o melhor esta tarde em Marraksh, em Marrocos. O piloto da Venturi foi melhor que o DS Techeetah do poleman da manhã, António Félix da Costa, e o Jaguar de Mitch Evans, que conseguiu bater o segundo DS de Jean-Eric Vergne

Na partida, Felix da Costa saiu bem, seguido por Mortara, Vergne e Jake Dennis. No pelotão, havia toques entre os pilotos, mas nada de grave. Mitch Evans era o quinto, no seu Jaguar, e era ele que aguentava o grosso do pelotão. Atrás, Dan Ticktum tinha um furo e arrastava-se até às boxes.

Nos primeiros Attack Mode, Felix da Costa foi o primeiro, cedendo o comando para Edoardo Mortara. A seguir, o suíço da Venturi também foi para o Attack Mode e o primeiro lugar foi para o piloto da DS Techeetah. Quando o tempo deste acabou, o suíço pressionou o português, mas nem esperou que o tempo acabasse para que Felix da Costa passasse pela segunda vez pelo Attack Mode, caindo para o terceiro posto. Recuperou um lugar para Oliver Rowland, mas Mortara aguentava-se. Vergne era quinto.

Acabados os Attack Mode aos cinco primeiros, Felix da Costa ultrapassou Oliver Rowland e era segundo - também era passado por Mitch Evans - enquanto Mortara tentava distanciar-se do resto do pelotão. Aguentava Evans - que passara Felix da Costa para ser segundo - mas ainda faltava muita corrida, pois quando isso acontecia, faltava 25 minutos para o final da prova. Nessa altura, Jake Dennis e Jean-Eric Vergne sofriam uma colisão na luta pelo quinto posto, mas sem consequências aparentes.

Na frente, Mortara continuava um pouco afastado de Evans, mas Felix da Costa pressionava-o para o segundo posto. A 20 minutos do fim, AFC era segundo, passando Mortara no final da reta da meta, quase ao mesmo tempo que Jean-Eric Vergne ultrapassava Oliver Rowland para ser quarto. 

Felix da Costa aproximava-se de Mortara, atacando a liderança, enquanto a 15 minutos do fim, Vergne conseguiu passar Evans e ficar com o terceiro posto. Agora, os DS atacavam e pressionavam Mortara para tentar o comando da corrida. A equipa depois pediu ao piloto português para que deixasse passar Vergne para que tentasse apanhar o piloto da Venturi, o que aconteceu a 11 minutos do final da corrida.  

Mas a cinco minutos do final, os pilotos da DS trocaram de posições, com o português a ficar com o segundo lugar e a tentar apanhar Mortara para tentar ficar com o comando. Atrás, Nyck de Vries passada Lucas di Grassi e era quinto.

A parte final da corrida não teve história, exceto que Mitch Evans passou Vergne para ser terceiro, e Lucas di Grassi conseguiu o quinto posto, depois de passar Nyck de Vries. 

No campeonato, Mortara comandava com 139 pontos, contra os 128 de Vergne, os 125 de Stoffel Vandoorne e os 124 de Mitch Evans. Felix da Costa tem 75 e subiu para oitavo na geral. A competição prossegue dentro de duas semanas, em Nova Iorque.        

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentem à vontade, mas gostava que se identificassem, porque apago os anónimos, por bem intencionados que estejam...