No caso do Grupo Stellantis, que com a Opel, está a criar um troféu monomarca para os seus modelos elétricos, e persuadiu a FIA para criar a classe Rally5e, baseado nos Rally2. Este poderá ser aprovado no futuro, num próximo Conselho Mundial da FIA.
Contudo, a Stellantis poderia trazer uma segunda marca para o WRC, e como eles têm a Lancia - que tem um grande plano para ser relançado, usando tecnologia elétrica - essa marca poderia ser usada para apoiar esse plano. E claro, traria suspiros para os amantes dos ralis, nostálgicos de uma marca que deu nas vistas entre os anos 70 e 90 do século passado...
Porém, das três marcas que estão neste momento a participar no WRC, Toyota e Hyundai preferem que a FIA aposte no hidrogénio, algo do qual poucos andam para aí virados, querendo apostar um futuro eletrico. Luca di Meo, o CEO da Renault, já tinha revelado que um caminho rumo à eletrificação nos ralis seria a oportunidade para fazer a Alpine voltar aos ralis ao mais alto nível, ela que foi a primeira vencedora do campeonato de Construtores, em 1973. No caso da Skoda, que já esteve na classe máxima no inicio do século, com o Octavia WRC, seria um regresso, não sabendo se criariam um Fabia Rally1 ou aproveitariam algum novo modelo.
Em suma, eis os planos para um futuro próximo. Resta saber o que a FIA decidirá.
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