segunda-feira, 5 de setembro de 2022

Rumor do Dia: Alpha Tauri quer Colton Herta?


A Formula 1, agora sendo pertencente à Liberty Media, quer fazer de tudo para ser mais americana. Já tem garantias três corridas no país, mais as probas do Canadá e do Mexico, mas faltam outras coisas. Um piloto americano, por exemplo. Não há um desde Scott Speed, em 2007, e a equipa americana já o tem - mais ou menos - com a Haas, apesar da Andretti já ter dito que quer entrar na categoria máxima do automobilismo.

Contudo, nos últimos dias, começou a falar-se fortemente em Colton Herta. O piloto de 23 anos, com uma passagem interessante pela IndyCar, é um dos representantes da nova geração da competição, a par do mexicano Pato O'Ward. Herta já teve o gosto de andar num carro de Formula 1 em julho, em Portimão, pela McLaren, mas há obstáculos, nomeadamente, a Super-Licença. É que Herta, filho de Brian Herta, piloto da CART entre o final do século passado e o início deste, não tem os pontos necessários para tal. Precisa de 40 pontos e neste momento, tem 32. 

E por estes dias, Helmut Marko admitiu que andou a conversar com ele para um lugar na Alpha Tauri, provavelmente como substituto de Pierre Gasly, que poderá estar de saída para a Alpine. E o austríaco gostaria que a FIA aplicasse uma excepção no caso dele, alegando que seria do interesse da Formula 1 ter um piloto americano. Contudo, há muitas equipas que já se colocaram contra essa excepção, logo, será mais complicado ele ter essa hipótese já em 2023.

Nós analisamos os regulamentos, discutimos com a FIA e, por causa do COVID, há um regulamento especial que você pode levar três anos [de quatro] e também se um resultado não for o máximo de pontos e fora do alcance do piloto eles podem dar [os pontos em falta].", começou por falar Marko ao site americano racer.com

Então não é nada irracional. Ele venceu sete corridas da IndyCar e isso é comparável a um GP, eu acho, então seria uma pena se ele não conseguisse uma Superlicença.”, concluiu.

E Herta tem outra vantagem: anda numa equipa com motor Honda, que forneceu os propulsores à Red Bull até 2021 e deixou muitos técnicos na sua recém-criada divisão de motores, feita em Milton Keynes quando a marca japonesa abandonou a Formula 1. 

Curiosamente, O'Ward era um dos pilotos da Red Bull Junior Team, do qual foi libertado para se juntar à McLaren, na estrutura da IndyCar. E Herta tem um acordo com a Andretti no qual poderá ser libertado antes do final do contrato se for abordado por alguma equipa de Formula 1. 

Marko diz que quer fazer um anúncio em Monza, mas dada a complexidade das negociações e os obstáculos que tem pela frente, é provável que não haja nada. Contudo, por outro lado, está disposto a libertar Gasly se a Alpine pagar um determinado valor.

Quanto a alternativas, não se sabe. Apesar de Marko ter falado com o brasileiro Felipe Drugovich, o líder - e cada vez mais provável campeão - da Formula 2, parece que as suas apostas estão no lugar de piloto de reserva na Aston Martin, ao lado de Fernando Alonso e Lance Stroll. E quando a outros, como Daniel Ricciardo, parece que o australiano está mais apostado num ano sabático, como piloto de reserva da Mercedes, esperando que Lewis Hamilton pendure o capacete no final de 2023. 

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