"Patrick, vince per Gilles!"
A foto, para quem não sabe, foi tirado por Paul-Henri Cahier. E mostra um circuito cheio de gente para aplaudir uma vitória especial de um piloto da Ferrari.
Estes eram alguns dos cartazes que estavam espalhadas pelo circuito de Imola no fim de semana do GP de San Marino de 1983, cuja corrida calhou a 1 de maio. Por uma coincidência, no final da qualificação, o piloto da Ferrari conseguiu o terceiro melhor tempo, o mesmo onde Gilles Villeneuve partiu no ano anterior, na sua última corrida de sempre da sua carreira.
Não foi uma escolha por acaso. Ele era bom amigo de Gilles e tinha sido o padrinho de batismo do filho mais velho, Jacques. De uma certa forma, tinha aceite o convite para correr na Scuderia porque devia algo ao seu amigo. Ganhou uma corrida na Alemanha, e de repente, tinha-se tornado no esteio da equipa, depois do desaparecimento abrupto do seu amigo e do acidente grave de Didier Pironi, que causou um fim abrupto à sua carreira.
No fim de semana do 1º de maio de 1983, Tambay conseguiu o terceiro melhor tempo, batido apenas pelo seu companheiro, René Arnoux, e pelo Brabham de Nelson Piquet. Atrás de si ficaram o Renault de Alain Prost e o segundo Renault de Riccardo Patrese. E quando viram o lugar em que ficou, os tiffosi escreveram palavras de incentivo e de recordação do seu ídolo, desaparecido quase um ano antes.
A corrida acabou por ser um duelo entre Tambay e Patrese. Depois da segunda ronda de reabastecimento, o francês estava na frente, mas Patrese atacava. Ao ponto de, a seis voltas do fim, o italiano ter passado Tambay na Tosa. Mas ali era Itália, e Maranello é "ao lado". E ele não guiava para eles. Logo, quando algumas curvas depois, em Acqua Minerali ele ficou sem aderência e bateu no muro de pneus, a multidão delirou. Ali se viu que em Itália, venera-se a Ferrari, mais que qualquer piloto local.
No final, ele acabou com quase 50 segundos de vantagem sobre Prost e Arnoux em terceiro, a uma volta. Mas naquele lugar, que naquele domingo, Tambay não só teve a sua melhor vitória como também honrou o seu amigo e sentiu todo o amor dos "tiffosi". Provavelmente, o melhor momento da sua carreira.
O que ninguém sabia era que a Ferrari só voltaria a vencer em Imola... 16 anos depois, em 1999, com Michael Schumacher ao volante. E como recompensa, o alemão pode dar algumas voltas no 126C3 em Fiorano, e convidaram Tambay parar poder ver de novo o seu carro a andar.
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