A qualificação ficou marcada, de forma negativa, pela Mahindra. Problemas na suspensão traseira colocam em causa a segurança dos monolugares, e assim, a marca indiana resolveu retirar os quatro carros (Mahindra e ABT Cupra) da corrida de hoje por motivos de segurança. Assim sendo, apenas 18 carros iriam participar na corrida sul-africana.
Os primeiros carros em pista foram os do grupo 1, onde tínhamos Pascal Wehrlein (TAG Heuer Porsche Formula E Team), Jean-Éric Vergne (DS Penske), Nick Cassidy (Envision Racing), Jake Hughes (Neom McLaren Formula E Team), António Félix da Costa (TAG Heuer Porsche Formula E Team), Andre Lotterer (Avalanche Andretti Formula E), Sérgio Sette Câmara (NIO 333 Racing), Norman Nato (Nissan Formula E Team), Sasha Fenestraz (Nissan Formula E Team) e Dan Ticktum (NIO 333 Racing).
Os pilotos da Porsche depressa fizeram os melhores tempos, mas cedo foram apanhados por Fenestraz, Cassidy, Vergne e Lotterer. Félix da Costa e Wehrlein voltaram ao top da tabela numa sessão dinâmica, mas Fenestraz, Cassidy, Wehrlein e Vergne melhoraram também os seus tempos e passaram à fase a eliminar, deixando Félix da Costa para trás.
No Grupo 2 de qualificação estavam Jake Dennis (Avalanche Andretti Formula E), Sebastian Buemi (Envision Racing), Sam Bird (Jaguar TCS Racing), René Rast (Neom McLaren Formula E Team), Mitch Evans (Jaguar TCS Racing), Stoffel Vandoorne (DS Penske), Edoardo Mortara (Maserati MSG Racing) e Max Gunther (Maserati MSG Racing).
Evans, Dennis, Gunther e Mortara começaram a instalar-se no top 4, mas Buemi e Bird juntaram-se à lista de candidatos à fase seguinte, que seria decidido nos últimos instantes. E acabou... com bandeiras vermelhas! O incidente começou quando Mortara não conseguiu travar e bateu contra as proteções da pista, para logo de seguida Bird perder o controlo do carro e bater contra o Maserati do suíço. O piloto da Jaguar perdeu o carro na entrada da mesma curva e bateu contra o outro carro, já parado.
Retirados os carros acidentados, passou-se para a segunda fase, a eliminar.
O primeiro duelo foi entre o Porsche de Wehrlein e o carro de Nick Cassidy, com este último a conseguir ser o melhor, passando às meias-finais. A seguir, Fenestraz enfrentou Vergne e o piloto da Nissan passou à meia-final com um fim de volta impressionante... e no limite, batendo o piloto da DS Penske! O terceiro duelo foi entre Buemi e Evans, com o suíço a exagerar na entrada de uma curva e bateu contra a proteção, facilitando a tarefa ao neozelandês, que passou à próxima fase por "default".
O duelo final foi entre Gunther e Rast, e entre alemães, Gunther foi o mais rápido e passou à próxima fase.
As meias-finais tinham Fenestaz contra Cassidy e Gunther contra Evans. No primeiro duelo, o francês levou a melhor, enquanto Gunther superou o neozelandês no duelo número dois.
A final acabou por ser entre Fenestaz e Gunther. Ali, uma prestação sem mácula do piloto francês da Nissan deu a sua primeira pole-position da sua carreira, logo na sua primeira temporada completa na competição elétrica.
A corrida começará pelas 14 horas, hora portuguesa, e será transmitido na Eleven e na Eurosport 2.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comentem à vontade, mas gostava que se identificassem, porque apago os anónimos, por bem intencionados que estejam...