sábado, 22 de abril de 2023

Formula E: Evans foi o melhor na primeira corrida de Berlim


O neozelandês Mitch Evans foi o melhor na primeira corrida de Berlim da Formula E, dando à Jaguar uma dobradinha, com o britânico Sam Bird, e a mostrar-se como uma das equipas favoritas à vitória no campeonato. Max Gunther foi o terceiro, no seu Maserati, conseguindo superar os Envision de Sebastien Buemi, que partiu da pole-position, e ficou sem energia nas últimas curvas, e Nick Cassidy

Quanto a António Félix da Costa, uma colisão com Jake Dennis a meio da corrida, quando tinha feito uma recuperação espetacular de 19º para quarto, acabou com as suas aspirações ao pódio. 

Depois da pole do piloto suíço, na qualificação, batendo o NIO de Dan Ticktum, na partida, este foi melhor que Buemi e ficou com o comando. Atrás, Felix da Costa começou a sua recuperação com a máquina da Porsche, e em cinco voltas, tinha subido ao 16º posto. Na frente, as primeiras idas ao Attack Mode aconteceram cedo, quando Ticktum e Buemi foram para lá, dando o comando a Sam Bird. Depois, foi a vez do britânico ir ao Attack Mode, perdendo o comando para Buemi.

Bird alcançou a liderança, com o belga Stoffel Vandoorne, da DS Penske, a subir ao terceiro posto. No entanto, duas voltas depois, Bird cometeu um erro estranho ao encaminhar-se para o Attack Mode... pela terceira ocasião, apesar de não ter mais períodos disponíveis. Na confusão da corrida, caiu para sexto, com Vandoorne na liderança, e ainda com chances de ir ao Attack Mode mais uma ocasião.

Contudo, o belga acabou por ser ultrapassado, primeiro pelo Maserati de Mortara, depois pelo carro de Jake Dennis. Mas quase a seguir, o McLaren de René Rast bateu na traseira do NIO de Sergio Sette Câmara, acabando por fazer entrar o Safety Car. A corrida retomou na volta 15, com os pilotos começaram a atacar os adversários. Houve várias trocas de posições na classificação, com Dennis, Mortara e Evans ativaram o Attack Mode, mantendo o piloto da Andretti na liderança. 


E no meio disto tudo, Felix da Costa subia lugar atrás de lugar, até que na bolta 21, quando era quinto e com um minuto de Attack Mode com ele, Jake Dennis perde o controlo do seu carro, quando travava para tentar passar alguns lugares, tocando no carro de Felix da Costa e também no muto de proteção. Dennis prosseguiu, mas não foi longe, como o piloto português, com danos irremediáveis na asa dianteira e na suspensão do seu Porsche.

A parte final da corrida foi uma luta a quatro entre Bird - que liderava - Buemi, Evans e Günther. Mas agora era a altura de gerir a energia para as últimas voltas. Para piorar as coisas, a organização acrescentou mais três voltas devido aos Safety Car. Foi a altura do ataque final de Evans, que ganhou a liderança, e depois, alguma margem com o ataque de Sam Bird a Sébastien Buemi, aproveitando o facto do piloto da Envision ter de gerir o que restava de energia no seu carro. O piloto suíço acabou por ficar em maus lençóis nas últimas curvas, perdendo um lugar no pódio para Bird e Günther.

No campeonato, Wehrlein está na frente, com 94 pontos, contra os 71 do segundo classificado, Nick Cassidy, e os 66 do terceiro, Jean Eric Vergne, e os 64 de Mitch Evans. Felix da Costa caiu para sétimo, com os mesmos 58 pontos que obteve quando chegou a Berlim.

Amanhã o Campeonato do Mundo de Fórmula E continua no traçado alemão para a segunda corrida do fim de semana.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentem à vontade, mas gostava que se identificassem, porque apago os anónimos, por bem intencionados que estejam...