sábado, 6 de maio de 2023

Formula E: Cassidy triunfa no Mónaco


Foi um duelo entre neozelandeses, mas o final foi anti climático. Nick Cassidy foi o melhor no seu Envision, superando o Jaguar de Mitch Evans, mas o final, que se esperava ser cortante, acabou por ser anticlimático devido a uma batida entre o Cupra de  e o Maserati de Edoardo Mortara em Ste. Devote, a duas voltas do final, que obrigou à entrada do Safety Car e os fez rolar em velocidade controlada até à meta. Jake Dennis foi o terceiro classificado.

Quanto a António Félix da Costa, conseguiu chegar aos pontos, mas um furo o obrigou a cair para o final do pelotão, sendo apenas 16º. Pascal Wehrlein, seu companheiro de equipa, também não pontuou e perdeu a liderança para Cassidy. Agora ele tem 121 pontos, contra os 100 do alemão da Porsche.

A partida foi calma, com Evans na frente e todos sem toques nos primeiros metros. A partir dali, começou a haver o "lift and coast" entre os pilotos da frente, com os quatro, cinco primeiros a trocar de posições, enquanto os pilotos que estavam no fundo do pelotão recuperavam posições, como Félix da Costa, Stoffel Vandoorne e Jean-Eric Vergne, tentando chegar o mais cedo possível aos lugares pontuáveis. 

Pouco depois, André Lotterer acaba por ser a primeira desistência da corrida quando é tocado na curva Anthony Nogués pelo carro de Rene Rast. O carro ficou parado, mas foi retirado rapidamente, sem interromper a corrida. Por esta altura, Cassidy, que largara de nono, começava a fazer uma corrida de recuperação, chegando ao segundo posto da classificação na volta sete da corrida. Pouco depois, ele chegou à liderança quando Sacha Fenestraz ativou o Attack Mode e perdeu tempo.


Alcançada a segunda metade da corrida, era Cassidy quem liderava a classificação após as duas ativações do AM, seguido de Mitch Evans e Jake Dennis, que pressionava o piloto da Jaguar. Mas o piloto da Envision teve de abrandar o andamento para não gastar energia a mais, o que levou o pelotão a ficar mais próximo após algumas voltas com diferenças maiores. E atrás, existiam toques entre os pilotos. Foi o que aconteceu com Felix da Costa, quando era nono e sofreu um furo devido a um toque na zona da Chicane do Porto. Ele teve de ir às boxes, mas caiu para o último posto e a sua corrida estava irremediavelmente perdida.

E sete voltas do final da corrida, a primeira entrada do Safety Car. um desentendimento entre o Maserati de Max Günther e o carro de Dan Ticktum, na subida do Porto, acabou com ambos destruídos e o Maserati do alemão parado no Massenet. Atrás, noutro incidente, Norman Nato também tinha batido e ficara encostado na Ste. Devote, de fora definitiva. Safety Car na pista por duas voltas, e o pelotão reunido para as voltas finais. 

Quando a corrida retomou, Cassidy soube defender a primeira posição de Evans. Os dois pilotos tinham alguma vantagem sobre Dennis, que apesar de ter mais energia disponível não conseguia acompanhar o duo da frente. Contudo, o piloto da Jaguar queria atacar quando a duas voltas do fim, Nico Muller e Edoardo Mortara colidem-se em Ste. Devote, e ambos os carros ficam na pista. Nova entrada do Safety Car, até ao final da corrida, deu o final anticlimático que se tornou. 

No campeonato, Cassidy tornou-se no novo líder do campeonato, com 121 pontos, contra os 101 de Pascal Wehrlein, e os 96 de Jake Dennis, os 94 de Mitch Evans e os 87 e Jean-Eric Vergne. Felix da Costa continua a ser sexto, com os mesmos 68 pontos que tinha antes de chegar ao Principado. 

No campeonato, a competição continua com a ronda dupla em Jakarta, no fim de semana de 3 e 4 de junho. 

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