"Hoje, quando acordei, pensei que deveríamos fazer um pouco de rali.", disse o filho de Harri Rovanpera. E pelos vistos, cumpriu a promessa no seu Toyota. Na nona especial, primeira passagem por Vieira do Minho, ele triunfou com uma vantagem de... 12,8 segundos sobre Lappi. Com isso, aumentou imenso a sua vantagem, para 24,1 segundos, com Lappi a subir para o terceiro posto, a 40,1. O finlandês continuou a triunfar, na primeira passagem por Amarante, 3,3 segundos na frente de Ott Tanak e 9 segundos sobre o Ford de Ott Tanak, e assim continuou na última especial da manhã, em Felgueiras, onde conseguiu o terceiro triunfo consecutivo, 5,7 segundos mais rápido que o Hyundai de Thierry Neuville e 6,6 sobre Dani Sordo, noutro Hyundai.
"Fizemos algumas boas manhãs, mas esta foi muito boa. Todas as especiais foram boas e vamos tentar continuar assim.", disse Rovanpera, no final da manhã.
A tarde começou como tinha acabado: Rovanpera volta a ganhar, 2,8 segundos na frente de Dani Sordo e 2,9 sobre Esapekka Lappi. Sordo conseguiu quebrar a série de vitórias de Rovanpera ao ser o melhor, na segunda passagem por Amarante, mas apenas por 0,7 segundos. "Eu forcei [o andamento]. Precisei de forçar para estar na luta. Decidimos que precisamos forçar. Não precisamos tentar errar.", afirmou Sordo, depois do triunfo na especial.
Contudo, Rovanpera reagiu e triunfou na segunda passagem por Felgueiras, 2,4 sobre Esapekka Lappi e 2,9 sobre Neuville, enquanto Sordo perdia 6,9 segundos e bia a diferença alargar-se para quase um minuto (59,4). No final do dia, em Lousada, Sordo foi o melhor, 0,2 sobre Katusta Takamoto e Kalle Rovanpera era sexto, a 1,9.
Depois dos quatro primeiros, Ott Tanak era quinto, a uns distantes 2.21,8, que por sua vez, estavam bem longe dos Rally2, comandados por Gus Greensmith, sexto a 8.43,7, que beneficiou da penaliação de um minuto a Oliber Solberg, que decidiu dar um pião a mais (!) em Lousada, para agradecer ao público. Por causa disso, está a 9.08,3. Oitavo é Andreas Mikkelsen, a 9.36,7 e a fechar o "top ten" estão o francÊs Yohan Rossell, a 9.58,1 e o finlandês Teemu Suninen, a 11.13,2.
E com isso, máquinas e pilotos estavam prontos para encarar o dia final, com as passagens por Fafe.
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