domingo, 25 de junho de 2023

Formula E: Cassidy foi o vencedor em Portland


O neozelandês Nick Cassidy foi o melhor na corrida de Portland, que aconteceu na madrugada deste domingo. O piloto da Envison foi melhor que o Andretti de Jake Dennis e o Porsche de António Félix da Costa. Pascal Wehrlein, companheiro do português na Porsche e que era um dos candidatos ao título, acabou a corrida na nona posição. 

Numa pista totalmente nova no calendário, e grande novidade é que não é uma urbana no meio da cidade, mas sim a que é usada pela IndyCar, pois com os seus 3190 metros, está na média dos circuitos usados no calendário. E a sua largura e rapidez é suficiente para fazer com que os carros rolem, batendo recordes de velocidade. Suficiente para que Jake Dennis, piloto da Andretti, fosse o mais rápido e com os três pontos extra da pole, partia desta corrida na liderança do campeonato.

Na partida, Dennis, o poleman, segurou o ataque dos McLarens, com os pilotos a fazerem "lift and coast" para serem mais eficientes. Felix da Costa subiu para quinto, com Nico Muller a sofrer danos na sua asa e a perder o contacto com os da frente. A primeira ativação do modo de ataque aconteceu na quarta volta, especialmente os do final do pelotão, que decidiram escolher dois minutos desta primeira ocasião. Na quinta volta, Dennis caiu para terceiro, dando a liderança para Norman Nato, ao mesmo tempo em que Roberto Merhi ficava parado na pista com o seu Mahindra, resultando no seu primeiro Safety Car da corrida. Atrás de Nato, Felix da Costa era segundo.

Ainda antes da entrada do Safety Car, Sacha Fenestraz teve de ir às boxes para trocar de asa, que tinha quebrado, e no regresso da corrida, os quatro primeiros foram ao Attack Mode, com dois minutos a todos, excepto Nick Cassidy, que ficou com seis minutos, para livrar desde já de ir lá mais tarde na corrida. Felix da Costa foi novamente ao Attack Mode, com seis minutos, caindo para quinto. Mas nessa altura, Muller bateu na parede, depois de ter ficado sem travões, e o Safety Car entrava na pista pela segunda ocasião. Nessa altura, Cassidy já estava na liderança.

Na relargada, a volta 17, Nato passou Cassidy para a liderança, com Gunther em terceiro e Felix da Costa em quarto. O português subiu para segundo, atrás de Cassidy, que ficou com a liderança, mas pouco depois, perdeu o segundo posto para o Jaguar de Mitch Evans. Atrás de si, também a pular discretamente, estava o outro Jaguar de Sam Bird.

Na volta 22, Felix da Costa saltou para a frente, passando Cassidy. As coisas ficaram assim até à volta 28, altura em que foram acrescentadas mais quatro voltas, por causa dos Safety Cars. Jake Dennis era terceiro, seguido por Gunther e Mortara. Nessa volta, Cassidy passara para a frente, com o português em segundo. Dennis atacou, ficou temporariamente com o segundo posto, mas o português recuperou-o.

A parte final da corrida foi uma luta a três. No final da volta 29, Felix da Costa passou Cassidy e ficou com o comando, mas o neozelandês contra-atacou e recuperou o comando na entrada da chicane. Buemi chegou à traseira de Jake Dennis, mas este defendia-se. E na última volta, Dennis passou Félix da Costa para ser segundo, porque tinha mais energia. 

No campeonato, Dennis lidera com 154 pontos, contra os 153 de Nick Cassidy, e os 136 de Pascal Wehrlein. Felix da costa continua em sexto, agora com 93 pontos.

A Formula E regressa no fim de semana de 15 e 16 de julho, em Itália, com o ePrix de Roma. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentem à vontade, mas gostava que se identificassem, porque apago os anónimos, por bem intencionados que estejam...