domingo, 16 de julho de 2023

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Em 1978, a Lotus tinha lançado o seu modelo 79 e praticamente disse ao pelotão que aquele campeonato era deles. Contudo, quando esses carros de efeito-solo falhavam, a concorrência não se coibia e aproveitava para brilhar. E dois desses pilotos corriam em equipas diferentes: Niki Lauda, no seu Brabham, e Carlos Reutemann, no seu Ferrari.

O argentino tinha ganho em Jacarépaguá e em Long Beach, e parecia ser um sério candidato ao título, até chegarem as flechas negras e douradas. Já Lauda tinha ganho em Anderstorp com a versão B do seu carro, o BT46, reação pelo impacto que o modelo 79 tinha feito no pelotão da Formula 1. Contudo, a ideia de Gordon Murray teve de ser guardada porque o pelotão não aguentava uma "corrida ao armamento" para saber que "carro-asa" seria o mais eficaz, numa altura em que Bernie Ecclestone queria ser o presidente da FOCA, a associação de Construtores, e a pessoa que daria a cara por eles contra a FISA, que iria eleger nesse ano o francês Jean-Marie Balestre

Contudo, Reutemann e Lauda não estavam bem posicionados depois das qualificações: o austríaco era quarto, quatro lugares acima de Reutemann, entalado entre o Ligier de Jacques Laffite e o segundo Brabham de John Watson. E a primeira fila era mais um monopólio da dupla Mário Andretti e Ronnie Peterson, com o sueco a levar a melhor. Mas no inicio da prova, Andretti largou melhor que o seu companheiro de equipa e foi para a frente. Parecia que o resto da corrida estava ditado... mas não.

Na sexta volta, o primeiro choque: Ronnie Peterson tinha uma fuga de combustível e desistia. E na volta 24, um furo arrastava Andretti para as boxes. Regressou, mas na 28ª passagem pela meta, o seu motor rebentava, e... deixava ao resto a chance de brilhar. Não haveria Lotus no pódio na sua corrida caseira. Que ironia!    

Jody Scheckter ficava com o comando, mas na volta 34, começou a ter problemas na caixa de velocidades e Lauda ultrapassou-o. Reutemann tinha subido até ao quarto, atrás de Riccardo Patrese, mas quando o sul-africano desistiu e o argentino passou o piloto da Arrows, era o desafiador de Lauda. 

A partir daqui, passou a acontecer uma jogada de espera, até que no final da 60ª passagem pela meta, quando dava uma volta ao McLaren de Bruno Giacomelli, Lauda sai mais largo na curva Clark e Reutemann aproveita para ficar com a liderança! Depois disso, o austríaco tentou regressar à liderança, mas as chances não aconteceram e o argentino tornou-se no segundo piloto com mais vitórias até então. Sim, Ronnie Peterson, por exemplo, só tinha um triunfo!

Curiosamente, ambos saíram de Brands Hatch com 31 pontos, mas muito distantes dos Lotus. Mesmo não pontuando, Andretti, por exemplo, tinha mais 14 pontos e estava disparado na liderança. Era agora uma questão de tempo e lugar para saber onde é que o americano seria campeão.   

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