sábado, 22 de julho de 2023

Formula 1 2023 - Ronda 11, Budapeste (Qualificação)


Depois de duas semanas, a Formula 1 regressa a Budapeste com um regresso ao pelotão e uma noticia para o resto do paddock. A primeira é o Daniel Ricciardo, agora na Alpha Tauri, para substituir Nyck de Vries, que nem meia temporada teve para provar num carro que não é o melhor do pelotão - bem pelo contrário... 

Mas as pessoas que estão em Budapeste estavam a almoçar quando se soube que a corrida húngara iria ficar até 2032 no calendário, uma renovação de quase uma década. Até é algo interessante, no mar de corridas em circuitos do Médio Oriente e Américas, mas essa pista é uma mistura de Barcelona e Zandvoort, e bem calculado, quando este novo contrato acabar, ficará no calendário por quase meio século. Paga quem pode? 

Coia interessante nesta qualificação é o teste que a FIA e a F1 decidiram fazer: obrigar todas as equipas a usarem todos os componentes que a Pirelli lhes dá. Ou seja, na Q1, usam os duros, na Q2 os médios e na Q3, os moles. Nesta qualificação, por exemplo, os pilotos terão três duros, quatro médios e quatro moles, ou seja, onze jogos de pneus. Os pilotos torcem o nariz com tal coisa, porque eles ficam sem ideia do tipo de condições no asfalto - por exemplo, hoje, a temperatura é bem alta - e não tem maneira de aproveitar o que quer que seja. Pelo menos em relação às corridas anteriores. Mas por agora, alinham na experiência. 

Outra coisa interessante: a Apex GP também anda por ali em filmagens, apesar de quase no outro lado do mundo, em Hollywood, decorrer uma greve...


A Q1 aconteceu em pleno calor, e um dos primeiros a marcar um tempo foi Valtteri Bottas, que conseguiu 1.18,818, com Max Verstappen a meros 74 milésimos de segundo. Os pilotos continuavam a marcar tempos, e apesar de Sérgio Perez ter melhorado, e ficado na frente de Max, Bottas ainda era o primeiro na tabela de tempos. E ainda por cima.. melhorava! 1.18,775. Claro, ainda faltava muito tempo: 10 minutos.

Max acabou por melhorar, conseguindo 1.18,658 e subindo para o primeiro posto, enquanto os Alpha Tauri começaram a meter os seus carros dentro dos 10 primeiros, tentando escapar da zona de eliminação. Perto do fim, os tempos começaram a baixar, com Guanyou Zhou a conseguir 1.18,143, mostrando que com duros, os Alfas-Sauber até são mesmo bons.

E no final da Q1, algumas surpresas: George Russell era 18º e ficava de fora, e fazia companhia a Kevin Magnussen, Yuki Tsunoda e os Williams de Alex Albon e Logan Sargent

Pouco depois, começava a Q2, agora com todos calçados com pneus médios. Os Red Bull eram os primeiros a alinhar na saída das boxes, querendo aproveitar a chance de serem os primeiros a marcar tempos. Curiosamente, os únicos que os acompanhavam nestes primeiros minutos eram Lance Stroll e Esteban Ocon. 


Perez foi o primeiro a marcar tempo, com 1.17,675, mas pouco depois, Max baixou para 1.17,296, antes do tempo ser apagado por ter excedido os limites na curva 5. Sem tempo, era último, e ia para as boesm tentar de novo com outro novo jogo de médios. Assim sendo, neste momento eram os McLaren na frente, com Lando Norris a ter 1.17,328, na frente de Oscar Pistri.

No final, Max regressou à pista e marcou um tempo que o colocou na Q3, tal como o seu companheiro de equipa. Mas nenhum dos dois conseguiu bater Norris, que se mantinha na primeira posição, apesar de Hamilton ter ficado por perto, a 99 milésimos. Mas o mais surpreendente é que os Alfa-Sauber estavam na Q3, quando em contraste, Carlos Sainz Jr, Esteban Ocon, Daniel Ricciardo, Lance Stroll e Pierre Gasly iriam ver o resto da qualificação nas boxes. 

E assim chegamos à Q3, com os pilotos a calçarem os moles.

Nos primeiros minutos, os pilotos foram para a pista para marcar tempos, e ali, Max mostrou ao que ia, marcando 1.16,612, com Hamilton a surgir a seguir, e Norris em terceiro, a 292 centésimos. Feita a primeira parte, as atenções concentraram-se na última onde, surpreendentemente, Lewis Hamilton tira um coelho da cartola e bate Max por três milésimos de segundo! Norris e Piastri ficam com a segunda fila da grelha, mostrando que os McLaren estão em ascensão, com Zhou e Bottas a serem quinto e sétimo com os seus Sauber-Alfa, com Leclerc entre eles. 


E assim foi esta qualificação diferente em paragens húngaras. Será que poderão repetir isto nas próximas?

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