Debaixo de grande calor - estavam previstos cerca de 40 graus neste final de semana, o que afeta o funcionamento das baterias, e o asfalto estava a 60ºC! - a primeira grande novidade na corrida romana foi a não-participação de Jake Hughes. O piloto da McLaren bateu nos treinos e o seu chassis ficou afetado, e sem um de reserva possível - este foi emprestado para Norman Nato, que também bateu na qualificação da manhã - e assim sendo, o piloto ficou de fora desta corrida.
A partida aconteceu com os Jaguares a tentarem manter as posições, mas Sam Bird levou a melhor sobre Mitch Evans, ficando com a liderança. Atrás, Pascal Wehrlein sofria danos, por causa de uma colisão com um dos Maseratis e arrastava-se no fundo do pelotão. Foi às boxes para trocar de frente, e acabou em último.
Os cinco primeiros afastavam-se de Nick Cassidy, o sexto classificado, enquanto Félix da Costa estava já nos pontos, perseguindo o carro de Norman Nato.
Contudo, na terceira volta, André Lotterer bate no muro e entra o Safety Car pela primeira vez na corrida. Duas voltas para tirar os destroços do piloto alemão da pista, e os pilotos regressaram à ação, pensando na passagem pelo Attack Mode. Bird mantinha a liderança, mas na quinta volta, Evans foi para o comando da corrida. E na mesma volta, apareceram os primeiros, mas todos eram do final do pelotão, incluindo Wehrlein.
Na frente, Sacha Fenestraz era segundo, entre os Jaguares, enquanto na sétima volta, Evans foi ao Attack Mode para conseguir dois minutos de potência extra, perdendo o comando para o piloto da Nissan. Boa parte dos da frente foram para lá na volta seguinte, com Fenestraz a manter o comando, mesmo com o ataque do piloto da Jaguar.
Reparados os que poderiam ser, a corrida recomeçou atrás do Safety Car, uma hora depois do seu começo. Apenas 14 carros regressavam à corrida, e na partida, Fenestraz aguentou os ataques de Evans e Dennis. No fundo da grelha, Vergne, Vandoorne e Nato iam para o Attack Mode. Quase a seguir, Dan Ticktum sofreu danos com o seu carro, na sua asa e na direção, acabando por cair para o fundo do pelotão.
Com o passar das voltas, cinco carros destacaram-se no resto do pelotão, com Jake Dennis a ficar na frente na volta 15, a 10 do final. Depois, tentou aguentar os ataques de Evans e Cassidy pela liderança e começou a afastar-se. Fenestraz caia para terceiro, agora que descobriu que estava a gastar mais energia que devia.
Dennis foi ao segundo Attack Mode na volta 16, perdendo o comando para Evans, mas Cassidy também foi ao Attack Mode - pela primeira ocasião. Ele foi atrás do piloto da Jaguar, e na volta seguinte, Gunther foi ao Attack Mode. Os dois primeiros afastavam-se do resto do pelotão, e na bolta 20, o piloto da Jaguar ia arranjar a energia extra, perdendo o comando para Dennis. Mas... falhou! Recarregou na volta seguinte, ao mesmo tempo que Cassidy, e ambos com seis minutos.
Evans passou Dennis na volta 22, e Cassidy aproximou-se de Dennis, tentando defender-se da sua segunda posição. Mas meia volta depois, foi passado pelo outro piloto neozelandês. Com a organização a dar mais duas voltas às 25 inicialmente previstas, Dennis pagava o preço pelos excessos de antes, caindo para fora dos lugares do pódio, ultrapassado por Max Gunther.
No final, Evans conseguiu ganhar distância para Cassidy, com Dennis, quarto, a conseguir aguentar os ataques de Vergne e Nico Muller, que conseguia a sua melhor posição na temporada. Wehrlein foi sétimo.
Na classificação geral, Cassidy lidera com 171 pontos, contra os 166 de Jakes Dennis, e os 151 de Mitch Evans. A segunda corrida acontecerá amanhã, à mesma hora.
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