Vocês lembram-se por estes dias ter colocado num video sobre um carro do antigo Bloco Comunista, aliás, na antiga RDA: o Wartburg 1.3, que era o que os alemães melhor endinheirados tinham, para além do Trabant.
Mas num sitio onde havia mais liberdades para comerciar e de circular, como na antiga Jugoslávia, os caros também não eram assim tão bons como se pintam. Eram exportados para a Europa ocidental como carros baratos e com pouca qualidade, e com o final do bloco - e do país - desapareceram rapidamente das estradas. Como foi o caso do Yugo GV, que chegou a ser exportado para os Estados Unidos e a ser vendido como o carro mais barato do mercado, a 3990 dólares.
O carro não era totalmente novo: a Zastava, firma que fabricava estes modelos, fazia-os com base no Fiat 127, e foi fabricado até 2008, 26 anos depois de, em Itália, ter sido substituída pelo Fiat Uno.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comentem à vontade, mas gostava que se identificassem, porque apago os anónimos, por bem intencionados que estejam...