“A Andretti Formula Racing LLC foi a única entidade a cumprir os critérios de seleção definidos em todos os aspetos materiais. Dou os parabéns a Michael Andretti e à sua equipa por uma apresentação completa. O processo de Manifestação de Interesse se baseia na aceitação positiva do regulamento de unidades de potência da Formula 1 em 2026, o que também atraiu compromissos de marcas como Audi, Honda e Ford, para além do interesse de Porsche e GM”, declarou.
“Gostaria de agradecer a todos os membros da FIA envolvidos no processo de Manifestação de Interesse por seus esforços incansáveis em garantir uma avaliação diligente de todos os pedidos recebidos”, concluiu.
De acordo com as diversas fontes, para além dos aspetos financeiros, compromissos como a pegada carbónica - serem neutros em 2030 - e a diversidade em termos dos seus elementos - engenheiros e mecânicos, homens e mulheres - também foram tidos em conta, e a FIA afirma que a equipa americana era a única que preenchia todos esses critérios.
Contudo, se a FIA aprova a Andretti, existe agora um novo obstáculo: a FOM e as equipas. Muitas são hostis à entrada de uma 11ª equipa por causa dos dinheiros distribuídos. Estes afirmam que um novo integrante diluiria as receitas que recebem da Liberty Media, apesar da Andretti ter capacidade para pagar a taxa de 100 milhões de dólares que é exigida para poder competir, e que lhe será devolvida nos cinco anos seguintes.
Nesse campo, FIA, FOM e a própria Andretti terão de chegar a um entendimento para que a equipa possa ser aceite.
A (agora) Andretti Global apareceu em 2003 quando Michael Andretti adquiriu a Team Green, na IndyCar. Com o passar dos anos, expandiu-se para a IMSA, a Indy NXT, a categoria anterior à competição principal, a Formula E e a Supercars australiana, e nessas diversas categorias tem pilotos como os americanos Colton Herta (Indy) e Ricky Taylor (IMSA), o britânico Jake Dennis (Formula E), a britânica Jamie Chadwick (Indy NXT), o neozelandês Hunter McElrea (Indy NXT), o francês Romain Grosjean (Indy), o alemão André Lotterer (Formula E) e até o português Filipe Albuquerque (IMSA).
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