O Red Bull RB20 foi apresentado nesta noite, no Red Bull Technology Campus, e Milton Keynes, mas horas antes, apareceram imagens do carro e das pessoas que se fotografaram em frente do carro que correrá na temporada de 2024. Ali, estão quase todos, menos um: Helmut Marko. Christian Horner, Adrian Newey, Max Verstappen, Sérgio Pérez, entre outros, deram a cara pelo carro que espera ser tão bom ou melhor que o RB19, que ganhou todas as corridas da temporada... menos um.
Aparentemente, o novo chassis apresenta diferenças significativas face ao seu antecessor, a maior delas são os longos ‘canais’ de arrefecimento que correm para a traseira do carro a partir do Halo, ao longo de todo o comprimento da cobertura do motor. A decoração é basicamente a mesma do RB19, num esquema de cores que já vem de 2016.
Na apresentação, Christian Horner disse que o RB20 “é uma evolução do carro do ano passado. Os rapazes não têm parado, o carro não é conservador, e pode ver-se que fomos bastante agressivos em certas áreas e que continuam a ultrapassar os limites. Estou consciente de que os nossos adversários continuam a esforçar-se muito e vi alguns carros que foram lançados com um tema semelhante ao que lançámos no ano passado. É possível ver que todos os homens e mulheres nos bastidores têm trabalhado arduamente [no RB20] e alguns dos detalhes do carro são absolutamente requintados.”
Já Max Verstappen acha que o carro está mais domado em relação ao RB19, confiante que continuará com a saga vencedora.
“Acho que o que gosto na equipa é que tínhamos um ótimo pacote, mas eles aproveitaram a oportunidade para realmente dar tudo de si, e tentar melhorar. Claro, o tempo dirá se é realmente bom. Mas pelo que vejo dentro da equipa, todos estão muito felizes com o que conquistaram neste inverno. Mas, novamente, não sabemos. Não podemos controlar o que as outras pessoas fizeram”, começou por explicar o piloto neerlandês, tricampeão do mundo.
E perguntado sobre o dia de filmagens, onde ele pegou no carro, afirmou:
“Escorregadio! Estava molhado e frio. Mas correu tudo bem. É literalmente apenas um dia de filmagem, o carro deu partida bem, é só ter certeza de que, depois de montar o carro, tudo está funcionando, porque basicamente a partir daí o carro é enviado direto para o Bahrein. E é aí que tudo realmente começa, você realmente começa a aprender mais sobre o carro, monta o programa adequado e faz vários tipos diferentes de testes.”, afirmou.
“Não há sinais de erro. Acho que é uma agressividade controlada. Todos estão felizes. Não parece que há alguma dúvida sobre que eles fizeram, tipo, como se eles não tivessem ter certeza”, concluiu.
Já Sérgio Pérez, o piloto mexicano ressalta a agressividade do carro e espera que tudo isso se traduza em resultados ainda melhores na pista. Aliás, ele espera que a temporada de 2024 seja a melhor da sua carreira.
“Estou muito feliz em ver que toda a equipa desenvolveu um conceito incrível. Acho que agora só queremos entrar na pista nos testes do Bahrein e descobriremos onde estamos nas primeiras corridas. Mas acredito que demos bons passos na direção certa, por isso deve ser mais uma grande temporada para nós”, afirmou.
“Estamos felizes por ver o carro. A equipa fez um trabalho excelente, fomos muito agressivos com o conceito e o mudamos. Tenho certeza de que teremos um carro muito competitivo. Vamos descobrir quando voltarmos à pista. É um dia muito especial para toda a equipa e para a fábrica. Quero melhorar em todos os aspetos”, garantiu. “Quero ter minha melhor temporada na Fórmula 1 do início ao fim. Aprendi muito nos últimos três anos com a equipa e tenho certeza de que este é o ano que vamos dar aquele passo a mais.”, concluiu.
E sobre o assunto do momento, que aparentemente, abalou a equipa, Horner não escapou à questão. Afirmou que estão todos muito unidos numa questão que afirmou ser uma distração.
“Inevitavelmente, tem sido uma distração. Mas a equipa está muito unida”, garantiu. “Todos estão focados na temporada que está vindo, então, os negócios estão a seguir normalmente. O apoio tem sido fantástico. Obviamente, meu foco está na temporada. Há uma investigação que estou obviamente a cooperar [nela e estou] totalmente envolvido, mas é algo que está a acontecer nos bastidores enquanto nos preparamos para a temporada que se aproxima. Estamos ansiosos para chegar ao Bahrein na próxima semana, ver o RB20 na pista e descobrir o que vai se tornar o foco de todos no carro. Estamos muito unidos e juntos nesse objetivo”, continuou.
Max Verstappen afirma que apesar da polémica, a relação com Horner não se alterou.
“O relacionamento continua o mesmo de sempre”, afirmou Max após o lançamento do RB20. “Não sei quem gosta de escrever esse tipo de coisas. Eu e Christian estamos como sempre”, continuou.
“Além disso, minha vida não é apenas a Formula 1. Prefiro não pensar muito nela fora dos meus treinos programados. Há muitas coisas a acontecer em segundo plano para mim e também penso no que quero fazer no futuro. Também tem o lado virtual [simuladores] no qual estou a trabalhar, então estou bastante ocupado”, concluiu.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comentem à vontade, mas gostava que se identificassem, porque apago os anónimos, por bem intencionados que estejam...