domingo, 7 de abril de 2024

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A vida de Bruce Kessler foram muitas coisas. Essencialmente, foi realizador, essencialmente e filmes e séries de televisão nos anos 70 e 80, nas séries produzidas por Stephen J. Cannell. E isso wai desde "Os Soldados da Fortuna" (Esquadrão Classe A no Brasil) até "Missão: Impossível", passando por "CHIPs", "The Rockford Files" e "The Monkees", entre outros.

Mas Kessler, morto nesta quinta-feira aos 87 anos, tinha sido um ativo desportista na sua juventude. Ao ponto de ter sido amigo de Lance Reventlow, filho de Barbara Hutton, a herdeira da Woolworth, uma das mais ricas do mundo e que teve sete maridos, com o pai de Lance a ser o segundo. Reventlow foi a figura por trás do projeto Scarab, que tentou a sua sorte na Formula 1 em 1959-60, com um motor na frente numa altura em que todos estavam a colocar um motor atrás.

As coisas começam muito antes, na Califórnia onde cresceu. Aos 16 anos, ele, filho de um designer de roupas, adquiriu um Jaguar XK120 e correu em pistas como Willow Springs e Riverside. Ali conheceu e fez amizade com Reventlow, e em 1955, aos 19 anos, ambos tinham um Mercedes-Benz SL e iam a Willow Springs quando, a 30 de setembro, cruzam-se uma estação de serviço com o Porsche 550 Spyder conduzido por James Dean, uma estrela em ascensão de Hollywood. Combinaram em jantar juntos, mais tarde, mas o que ambos não sabiam é que seriam os últimos que iriam vê-lo vivo.

Em 1958, Kessler foi correr para a Europa, quando teve a chance de correr nas ruas do Mónaco. Numa corrida com 30 inscritos para 16 lugares, caiu numa equipa inglesa, a Connaught, que estava à beira da falência. Ao lado de Paul Emery, tentaram se qualificar, mas não tiveram chances. O patrão deles, então com 27 anos, estava a ficar exasperado e chegou a sentar no carro para saber o que se passava, sem intenções de marcar um tempo. Kessler conseguiu o 20º melhor tempo, a 10 segundos da pole-position. E o seu patrão era um tal de Bernie Ecclestone

Kessler continuou a correr até ao final de 1959. No Examiner Grand Prix, em Pomona, perdeu o controle do seu carro e ficou severamente ferido. Depois de algumas semanas em coma, decide que o melhor seria pendurar o capacete. Tinha então 23 anos. 

Foi curto, mas não perdeu o gosto. Tanto que em 1961, ele decide fazer uma curta-metragem com os Scarab, em Willow Springs, que deu o nome de "The Sound of Speed", e quatro anos depois, em 1965, ajudou Howard Hawks a fazer "Red Line 7000", um filme sobre pilotos da NASCAR que pretendem  De uma certa forma, foi a sua entrada na sua segunda vida. E se como "hobby", preferia o tiro aos pratos, em Hollywood, a sua vida anterior nunca andou longe.     

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