Do lado do ACP, Carlos Barbosa, o seu presidente, afirmou-se satisfeito com a assinatura do contrato e realçou a enorme operação que é levado a cabo para colocar o rali de pé, com a ajuda das câmaras municipais.
“É um grande orgulho assinarmos o contrato para 2025 e 2026″, afirmou Carlos Barbosa. “É o reconhecimento de toda a qualidade organizativa do Rally de Portugal. Convém não esquecer que há 1.200 pessoas envolvidas na organização do rali, mais 600 agentes de segurança. É uma operação enorme e temos, consecutivamente, um dos melhores do rali do mundo. É importante agora termos um contrato a dois anos, até porque as Câmaras são parceiros importantíssimos do evento e agora podem prever os seus orçamentos para o rali, pelo menos até 2026”, destacou.
Do lado do WRC, Jona Siebel, Diretor Geral do WRC Promoter, falou da importância de ter o rali no seu calendário.
“Estivemos aqui na comemoração dos 50 anos do WRC, em 2022, e foi um sucesso. Este ano, tivemos aqui o fórum Beyond Rally e voltou a ser um sucesso. A vertente desportiva é sempre de alto nível e, além disso, temos uma grande abertura para estes eventos paralelos. Isso é muito importante para o desporto. E basta ver que temos um milhão de pessoas ao longo dos quatro dias do rali. É incrível. Estamos muito contentes com este acordo”, declarou.
Mais tarde explicou, numa entrevista à Autosport portuguesa, a importância de ter conseguido um acordo com o ACP para manter o Rali de Portugal no calendário:
“O Rali de Portugal coloca muita coisa na mesa, dá-nos valor adicional ao WRC, é incrível a quantidade de espetadores que temos na estrada”, começou por dizer.
Depois, explicou melhor as razões: “A prova devolve muito sucesso em termos de fatores e critérios, muitos adeptos, que são o mais forte ingrediente para ter ralis muito fortes, na nossa opinião são os adeptos na estrada, e aqui em Portugal é inacreditável, como era a Argentina nos seus melhores tempos, é também muito importante a cobertura mediática, aqui em Portugal é muito grande, a imprensa local empenha-se muito e com isso gera muitas ‘eyeballs’ com muito alcance nesta região da Europa, e por causa do fantástico conceito desportivo, que é enorme, e não é só Fafe, é muito mais do que isso, o interesse no mundo é muito grande e eu sempre disse que trabalhar com o ACP aqui em Portugal é um enorme prazer para nós, Promotor.", continuou.
"Tanta gente aqui, as pessoas trabalham com alegria, são tão profissionais e tão cometidos nas suas funções, precisamos desse cometimento e temos 100% do ACP e apreciamos mesmo muito isso”.
Questionado sobre se gostaria de estender a outros ralis o que tem aqui em Portugal, Siebel respondeu positivamente.
“Exatamente! As coisas passo a passo, agora temos uma adição de dois anos, para já ninguém saber muito bem exatamente o que o futuro nos traz, estamos otimistas, precisamos de mais carros, mais pilotos de topo, precisamos de competição na categoria principal, todos sabemos isso, e estamos a trabalhar com a FIA e otimistas num futuro brilhante, e espero que com o Rali de Portugal.”, concluiu.
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