quinta-feira, 6 de junho de 2024

Noticias: Divulgados os novos regulamentos para 2026


A FIA apresentou nesta quinta-feira aquilo que será o seu carro de Formula 1 a partir da temporada de 2026, que terá um conjunto de novidades em relação à aerodinâmica do carro e o seu sistema de propulsão. 

Entre as novidades, estes são um carro mais leve, com menos 30 quilos, passando de 798 para 768 quilos. Haverá menor pressão aerodinâmica, mas ativa, sob a forma de asas dianteiras e traseiras móveis para permitir corridas ainda mais equilibradas, potência extra para ultrapassagens, semelhante ao "push to pass" que a IndyCar tem, e um carro menor, com uma distância entre-eixos a passar dos 3.60 metros para os 3.40 metros, e uma largura diminuída de dois metros para 1.90. Apesar de tudo, muitos ainda consideram este um carro enorme.

Quanto às unidades híbridas, embora tenha diminuído dos 550-560kw para 400kw, o elemento bateria aumentou significativamente de 120kw para 350kw, um aumento de quase 300 por cento em termos de energia elétrica. A quantidade de energia recuperada na frase da travagem é agora de 8,5 MJ (megajoules) por volta.

A FIA também afirmou que os "crash-tests" serão ainda mais rigorosos.


A FIA procurou desenvolver uma nova geração de monolugares que estão totalmente em contacto com o ADN da Fórmula 1 – monolugares que são leves, extremamente rápidos e ágeis, mas que também permanecem na vanguarda da tecnologia e, para o conseguir, trabalhámos para aquilo a que chamámos um conceito de “carro ágil”, começou por afirmar Nikolas Tombazis, Diretor Técnico dos monolugares da FIA, na apresentação do conceito do monolugar da Formula 1.

No centro desta visão está uma unidade de potência redesenhada que apresenta uma divisão mais equilibrada entre a potência derivada do elemento de combustão interna e a energia elétrica.", continuou.

"Do lado do chassis, conseguimos reduzir o tamanho e o peso do carro em 30 quilos, resultando num monolugar mais dinâmico. Além disso, estamos a introduzir duas novas características para melhorar as corridas – a aerodinâmica ativa para conseguir uma resistência muito baixa nas retas e o sistema de anulação manual que fornecerá aos condutores uma ‘Power Boost’ da bateria quando estiverem suficientemente perto do carro da frente."

Mais leves, mais potentes e mais centrados nas capacidades dos pilotos, os Regulamentos Técnicos da FIA para a Fórmula 1 de 2026 foram concebidos para proporcionar corridas mais renhidas entre os pilotos, aumentar a competição entre as equipas e melhorar o espetáculo. Além disso, optámos por uma maior componente elétrica da unidade de potência, um carro mais eficiente, em geral, e combustíveis totalmente sustentáveis, como parte do nosso esforço para um futuro mais sustentável para o nosso desporto.”, concluiu.


Em acordo com o objetivo de alcançar o Carbono Zero Líquido até 2030, as unidades de potência de 2026 funcionarão com combustíveis totalmente sustentáveis, e hawerá uma maior utilização de energia elétrica nas unidades de 2026, com uma mudança para uma distribuição de energia cinquenta por cento elétrica e cinquenta por cento térmica.

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