sexta-feira, 28 de junho de 2024

WRC 2024 - Rali da Polónia (Dia 1)


Está a ser um rali muito competitivo neste primeiro dia do rali da Polónia, onde os oito primeiros estão separados por pouco mais de meio minuto. E no final desta sexta-feira, o líder é... Andreas Mikkelsen! O piloto norueguês da Hyundai tem uma vantagem marginal de 1,8 segundos sobre Kalle Rovanpera, no seu Toyota GR Yaris Rally1, dois segundos sobre o galês Elfyn Evans, e 7,5 sobre Adrien Formaux, o melhor dos Ford. O oitavo classificado, Katsuta Takamoto, tem apenas um atraso de... 32,8 segundos!   

Tudo isto num dia complicado. Onde, primeiro, Ott Tanak se despistou com o seu Hyundai e abandonou a prova, por ter atropelado um veado a 188 km/hora, e depois, os problemas com os espectadores, que levaram, primeiro, à interrupção e depois o cancelamento da terceira, da sexta e da sétima especial por causa dos excessos dos espectadores, que invadiam a estrada. 

"Foi um bom dia, triste por não termos andado a fundo em tantas etapas. Espero que os adeptos tenham cuidado amanhã, porque todos querem pilotar. Tive muito cuidado depois do reagrupamento.", disse o líder, Mikkelsen, no final das etapas do dia.


Com oito especiais, passagens duplas sobre Mikołajki Arena, Stańczyki, Wieliczki e Olecko, o dia começou com Tanak na frente, um segundo na frente de Thierry Neuville, seu companheiro de equipa, 1,3 sobre Elfyn Evans, e 1,6 sobre Takamoto Katsuta. Mas na segunda especial, Tanak atinge um animal e tem estragos no seu carro que o impossibilitam de continuar para o resto do dia.

"Numa reta, um veado saltou da relva mesmo à frente do nosso carro e infelizmente não tivemos hipótese de o evitar. Após a colisão, os danos foram demasiado grandes para continuar e fomos obrigados a abandonar." disse o estónio na sua conta na rede social Twitter.

E a partir daqui, começaram os problemas. Na primeira passagem por Wieliczki, depois dos oito primeiros terem passado pela especial, a organização decidiu cancelar por causa dois espectadores, que estavam agitados e a saírem das zonas de segurança. No final da manhã, Andreas Mikkelsen ganha na primeira passagem por Olecko, com 3,1 segundos de vantagem sobre Gregoire Munster, no seu Ford, e 4,1 sobre Elfyn Evans. Ali, Mikkelsen estawa na frente, mas o segundo classificado era uma surpresa: o letão Martins Sesks, que no seu Ford Puma Rally1, tinha um atraso de 7,4 segundos, com Evans em terceiro, a 11,9.


Rovanpera começou à tarde a ganhar a quinta especial, a segunda passagem por Stańczyki, ganhando 4,7 segundos sobre Evans e ficando com a liderança, 0,2 segundos na frente de Mikkelsen e 1,3 sobre Sesks.  E na especial seguinte... regressaram os problemas. Primeiro, os organizadores colocaram bandeiras vermelhas, para interromper a progressão, por causa dos problemas que tinham para controlar os espectadores. Pouco depois, a etapa continuou, e o melhor foi Thierry Neuville, 0,2 segundos na frente de Takamoto e Evans. 

A segunda passagem por Olecko foi neutralizada depois de apenas três pilotos a terem feito. O melhor foi Adrien Formaux, 3,1 segundos na frente de Elfyn Evans. E no final do dia, no Mikołajki Arena, Takamoto foi o melhor, empatado com Rovanpera.

"Está tudo bem, precisaríamos de [recuperar os segundos até ao Elfyn] na etapa anterior, mas isso agora não afetará a posição de partida amanhã. Foi um dia muito longo e cansativo, e fizemos um bom trabalho na situação em que nos encontramos.", disse o piloto finlandês.

Depois dos quatro primeiros, Martins Sesks é o quinto, no seu Ford Puma Rally1, a 7,7, na frente de Gregoire Munster, a 21,3. Thierry Neuwille é sétimo, a 29,8, na frente de Katsuta Takamoto, a 32,8 e a fechar o "top ten" estavam o Toyota Yaris Rally2 de Sami Pajari e o Skoda Fabia Rally2 de Kajetan Kajetanowicz

O rali da Polónia continua amanhã com a realização de mais sete especiais.  

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentem à vontade, mas gostava que se identificassem, porque apago os anónimos, por bem intencionados que estejam...