domingo, 2 de junho de 2024

WRC 2024 - Rali da Sardenha (Final)


E... surpresa! Ou se calhar, não. Mas aconteceu: no último dia do rali, Ott Tanak conseguiu esforçar-se e apanhar Sebastien Ogier para ficar com a vitória no rali da Sardenha. E pela margem mínima mais curta de todas: 0,2 segundos. Ou seja, o piloto estónio recuperou de 7,7 segundos contra para os tais 0,2 a favor e tirando da boca de Ogier o que seria a sua terceira vitória na temporada. Logo ele, que desde 2022 que corre em "part-time". 

Claro, quando a razão tem a ver com um furo, e isso, nem toda a boa condução do piloto serve de consolo. E foi isso que afirmou, no final:

"Furo. Não há muito que eu possa fazer. [Isto] não é um rali, é cross country. Não há muito que eu possa fazer. É a vida, acho que merecemos mais do que isso, mas pelo menos o Ott [Tanak] também fez um bom rali.", afirmou o piloto francês.

Dani Sordo ficou com o lugar mais baixo do pódio, a primeira vez nesta temporada que lá chega, batendo por 12 segundos o Toyota de Elfyn Evans.   

Mas o filme do rali começou com os pilotos a encarar as quatro especiais em falta. Com Neuwille a regressar à estrada pelo modo Rally2, o dia começou com ele a ganhar na primeira passagem por Cala Flumini, 4,6 segundos na frente de Tanak e 6,1 sobre Evans. Ogier era quarto, a 8,6. O belga voltou a ganhar na primeira passagem por Sassari-Argentiera, com 0,8 segundos de vantagem sobe Tanak e 2,6 sobre Katsuta. Ogier perdia 7,3 segundos e a vantagem estreitava-se para 6,6. Os pilotos queixavam-se dos pisos, mas ainda faltavam duas especiais.  

Tanak atacou na segunda passagem por Cala Flumini, 0,4 segundos na frente de Ogier, e 2,3 sobre Evans, com o francês a afirmar que "estawam a controlar o andamento", apesar da estrada estar a degradar-se após a passagem dos carros na primeira ocasião.

E por fim, a Power Stage, onde tudo se decidiu. Neuville acabou por triunfar, seguido por Tanak, a 2,4 e Ewans, a 6,5. Ogier ficou a 6,9, em quarto lugar, empatado com Takamoto, mas foi essa diferença que decidiu o rali a favor do estónio.

"Fim de semana difícil, nesta etapa não havia estrada e algumas pedregulhos enormes. Foi difícil fazer muito mais. Quero das os parabéns à minha filha Miia, ela conseguiu seu primeiro pódio hoje, então vamos comemorar nossos pódios amanhã.", afirmou Tanak no final do rali.

Nos restantes lugares pontuáveis, quinto foi Gregoire Munster, a 6.42,9, na frente de Sami Pajari, a 7.13,4. Sétimo foi Yohan Rossel, no seu Citroen C3 Rally2, a 7.45,7, seguido pelo Toyota do espanhol Jan Solans, a 7.52,7. Martin Prokop é o nono, a 10.05,4, e Kajetan Kajetanowicz, no seu Skoda Fabia Rally2, a 10.09,3.


O WRC continua no final do mês nas estradas polacas.  

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentem à vontade, mas gostava que se identificassem, porque apago os anónimos, por bem intencionados que estejam...